Pesquisa da Fecomércio-RS aponta que 46% das empresas varejistas gaúchas contratará temporários neste final de ano
O último trimestre do ano é sempre um período aguardo pelos lojistas em virtude do aumento sazonal das vendas. Para atender a essa demanda extra, é comum a contratação de trabalhadores temporários. Em 2024, a Pesquisa de Temporários da Fecomércio-RS, que traça o perfil da contratação de trabalhadores temporários, aponta que 46% das empresas varejistas gaúchas devem realizar esse tipo de contratação no ano corrente. A “Pesquisa de Empregos Temporários 2024” da Fecomércio-RS foi realizada entre 18 de setembro e 05 de outubro e abordou 837 estabelecimentos voltados a atividades de comércio varejista que tipicamente enfrentam aumento de demanda no período, nas principais cidades de cada Macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas. Dessas, 46,0% responderam que contratarão trabalhadores temporários para reforçar suas equipes.
O levantamento da Federação mostra que o volume de contratação de temporários deve ser levemente maior do que em 2023 no RS. Entre os estabelecimentos que contratarão, 60,3% responderam que repetirão o nível do ano passado, enquanto 25,9% responderam que contratarão em volume maior ou muito maior. ” Para muitos trabalhadores, estes contratos são oportunidade de entrar no mercado de trabalho, adquirir experiência e, em muitos casos, conquistar a efetivação na empresa posteriormente”, comenta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. A perspectiva, conforme a pesquisa, é de que 28,6% dos trabalhadores temporários contratados em 2024 sejam efetivados. A maior parte dos contratantes apontou que o início das atividades desses trabalhadores temporários deverá ocorrer até o mês de novembro, que justamente é o que concentra o maior percentual de começo de contratos (49,1% dos estabelecimentos terão trabalhadores começando neste mês). Entre os estabelecimentos, 49,6% apontaram que encerraram contratos em janeiro de 2025.
A maior parte dos empreendimentos (88,8%) procura trabalhadores para função de vendas, mas também há vagas para caixa/crediário e estoque/depósito. A pesquisa mostra, ainda, que 68,1% das empresas terão alguma exigência na escolha dos contratados. Entre as mais citadas, estão disponibilidade de horário (41,1%), grau de instrução (40,8%) e experiência na atividade (37,6%). Entre os que fazem exigência de grau de instrução, 83,5% selecionam candidatos com, no mínimo, ensino médio completo. Quanto à experiência, destaca-se a exigência de experiência em vendas (81,1%). As seleções ocorrerão majoritariamente nos locais de trabalho (81,3%). A “Pesquisa de Empregos Temporários 2024” pode ser consultada, na íntegra, clicando AQUI.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial