O acordeonista gaúcho radicado em Portugal Ronison Borba lança na segunda (13/9) seu primeiro disco solo. Instantes é o nome do álbum, voltado para o acordeon na música clássica e estará disponível em todas as plataformas digitais (pré-save https://tratore.ffm.to/instantes) e também em formato físico.

O disco resulta da pesquisa e estudo no âmbito da música erudita contemporânea escrita originalmente para o acordeon. É um trabalho de caráter inédito gravado no Brasil, trazendo obras de importantes compositores da literatura do instrumento, com conceitos composicionais distintos. O repertório apresenta músicas de Viatcheslav Semyonov, Paul Rovsing Olsen, Jürgen Ganzer, Yuji Takahashi, Gennady Banshchikov, Franck Angelis, Sergey Voytenko e Paulo Jorge Ferreira. O disco tem a produção musical de Pedrinho Figueiredoe financiamento do FAC/RS.

 Ronison Borba é formado em música pela Universidade Federal de Santa Maria e bacharel em acordeon pela Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco/Portugal. Segundo brasileiro com formação específica no seu instrumento, é aluno do renomado acordeonista, compositor e professor português Paulo Jorge Ferreira. Participou de festivais em vários estados do Brasil e em países como Argentina, Chile, França e Portugal.

Foi vencedor de diversos festivais e concursos no âmbito nacional e internacional, tanto em acordeon solo como em música de câmara. Ministrou aulas em importantes festivais ligados ao ensino do acordeon no Brasil. Estudou e participou de masterclass com renomados os acordeonisitas Richard Galliano (França), Gorka Hermosa (Espanha), Iñaki Alberdi (Espanha), Miloš Milivojević (Servia), Bartosz Glowacki (Polônia), Chico Chagas, Toninho Ferragutti, Luciano Maia, Samuca do Acordeon, Oscar dos Reis, Elias Rezende e Otavio de Assis Brasil. Em 2017 gravou o disco Arrebol com o Mafuá Trio Instrumental, e agora lança Instantes, seu primeiro disco solo.

INSTANTES – Ficha Técnica
Pedrinho Figueiredo: produção musical, mixagem e masterização
Paulo Jorge Ferreira: orientação interpretativa
Bruno Klein: Engenheiro de som
Fábio Zambom: foto
Emily Borghetti: projeto gráfico
Mauricio Horn e cia Ltda: produção executiva
Gravado no Porta da Toca Estúdio, dezembro 2020

Obras
Passacaglia (Jürgen Ganzer)
Romance  (Franck Angelis)
Without A Title Op.72  (Poul Rovsing Olsen)
Sonata nº1(Gennady Banshchikov)
Allegretto
Andante
Vivo
Like a Water Buffalo(Yuji Takahashi)
Revelation  (Sergey Voytenko)
Soluços  (Paulo Jorge Ferreira)
Caprice nº1(Viatcheslav Semionov)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.