O próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, chega para o comércio com entusiasmo. É o que mostra o levantamento da CDL Porto Alegre realizado com empresários da Capital. Para a maior parte dos lojistas, o ticket médio será de R$ 150 por presente e 67% afirmam que a alta dos preços deverá impactar no valor final dos produtos e também nos resultados das vendas. Ainda assim, em comparação a 2020, a maior parte dos entrevistados acredita que o desempenho das vendas será superior. A palavra escolhida para marcar a data é ‘crescimento’. Além dos brinquedos (56%), os lojistas apontam para o reforço de uma importante tendência nesta data comemorativa: a valorização da compra de produtos e serviços que envolvam experiências em família (33%), que incluem viagens curtas e passeios como opção para a data comemorativa.

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, o resultado da pesquisa está em linha com a ascensão da experiência do cliente, que vai além da venda do produto ou serviço. “Estamos vivendo a era da experiência, o cliente está atento a isso, busca vivenciar momentos em família e com amigos que despertem sensações duradouras”, aponta. O dirigente afirma que, para o comércio e o setor de serviços, isso será cada vez mais um diferencial. A experiência pode ser um almoço simples com pessoas queridas ou uma viagem planejada e um passeio especial. O Dia das Crianças tende a unir os grupos de afeto, o que acaba por propiciar atividades que impactam também no movimento econômico da cidade. “O momento, agora, é de supervalorização das experiências. Precisamos estar atentos, como empresários, a essas oportunidades”, explica Piva.

 CDL POA também apurou que a divulgação de produtos deverá ocorrer, para grande parte dos lojistas, por meio de postagens em redes sociais (89%) ou por mensagens via WhatsApp (61%). E as vendas, quando virtuais, serão realizadas pelo WhatsApp (78%) em maior parte. Já o meio de pagamento de maior adesão será o cartão de crédito e débito, entretanto, 50% dos respondentes afirmam que aceitarão pagamentos digitais, como PicPay, PagSeguro entre outros, como o Pix.

Considerando análise de dados disponíveis do mercado, para o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, a melhora do quadro sanitário segue propiciando flexibilizações adicionais ao funcionamento dos negócios. “Esse movimento beneficia, principalmente, os segmentos que foram mais afetados pelo distanciamento social no comércio, incluindo os artigos de vestuário, calçados e materiais de escritório, além de diversos serviços prestados às famílias, como alojamento e alimentação”. O economista acredita, portanto, que tais categorias liderarão o processo de retomada da economia nos próximos meses.

RESULTADOS COMPLETOS DA PESQUISA DE DIA DAS CRIANÇAS DA CDL POA

Segmentação de lojistas consultados
Alimentação 28%
Vestuário 22%
Brinquedos 17%
Calçados e acessórios 12%
Óticas e joalherias 6%
Acessórios e semijoias 5%
Material Esportivo 5%
Entretenimento e lazer 5%

Porte
39% Microempresa (faturamento menor ou igual a R$360 mil/ano)
50% Pequena empresa (superior a R$360 mil/ano e menor ou igual a R$4,8 milhões/ano)
11% Média empresa (superior a R$4,8 milhões/ano e menor ou igual a R$300 milhões/ano)

Termômetro do Otimismo: o quanto você se sente otimista para o Dia das Crianças, em relação às possibilidades de vendas?
0% Nada otimista
22% Pouco otimista
33% Razoavelmente otimista
34% Otimista
11% Muito otimista

Qual sua expectativa de ticket médio de vendas para a data?
28% De R$10 a R$50
11% De R$50 a R$100
28% De R$100 a R$150
33% Acima de R$150

Como pretende divulgar os seus produtos?
89% Postagens em Redes Socais
61% Mensagens via WhatsApp
56% Decoração de vitrine e loja
22% E-mail marketing
22% Postagem paga na internet
6% Distribuição de flyers e panfleto
6% Não pretendo divulgar

Quais meios de pagamento utilizará para vendas nesta data?
100% Cartão de crédito e débito
78% Dinheiro
78% PIX
50% Pagamentos digitais (PicPay, PagSeguro, entre outros)
17% Cheque
11% Crediário

 Como você pretende vender pelos meios digitais?
78% Pelo WhatsApp
61% Pelas redes sociais
28% Pelo site ou e-commerce da empresa
28% Por marketplaces
11% Por aplicativos próprios da empresa
11% Não pretendo vender nos meios digitais

Em comparação a 2020, como você acredita que será o desempenho das vendas neste ano?
Inferior a 2020 – 6%
Igual a 2020 – 17%
Superior, entre 1% a 10% –  33%
Superior, entre 11% a 20% V – 22%
Superior, entre 20% a 30%  –  22%

Em relação às altas recentes nos preços, quanto o valor final do seu produto foi impactado?
67% Muito impactado
28% Pouco impactado
5% Não foi impactado

E, com esse cenário atual da sua empresa, você acha que isso impactará nos resultados das suas vendas?

Sim 61%

Não 17%

Não sei informar 22%

 

Considerando o momento atual da economia para as famílias, o que você acredita que será mais procurado?
56% Brinquedos
33% Experiências em família (viagens curtas, espaço de lazer)
28% Roupas e acessórios
6% Eletrônicos (celular, tablet, videogame, etc)

Em uma palavra, como você definiria o momento do varejo?
1º lugar: Crescimento
2º lugar: Difícil
3º lugar: Incerto
4º lugar: Esperança
5º lugar: Recuperação
6º lugar: Melhora
7º lugar: Decisivo
8º lugar: Promissor
9º lugar: Investimento
10º lugar: Ruim
11º lugar: Aceleração
12º lugar: Instável
13º lugar: Cauteloso
Fonte: Core Comunicação

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