Ação com artistas quer arrecadar doações para crianças do Quilombo dos Machado
Com o intuito de fortalecer os projetos culturais do Quilombo dos Machado e levar novos olhares e práticas artísticas para a comunidade, o CEIA (Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte) promove, junto com os artistas Jotapepax e Trampo, oficinas de grafite e estêncil no local.
Os artistas irão ministrar três oficinas no dia 19 dezembro, a partir das 14h, e serão destinadas a jovens de 10 a 14 anos. A primeira ocorre das 14h às 14h40, a segunda das 15h às 15h40 e uma turma extra para os menores de 12 anos das 16h às 16h40. O projeto vai resultar em duas paredes grafitadas que ficam como legado para o quilombo: o muro da pracinha e a entrada da cozinha comunitária.
O projeto “Oficina Graffiti e Stencil no Quilombo” terá entrada franca e quer, além de promover a arte na periferia, arrecadar doações para o Natal de 300 crianças da comunidade localizada no bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre.
Luís Rogério Machado (Jamaika), líder comunitário, comenta a importância de valorizar os projetos culturais que acontecem no local, que já realiza oficinas de maculelê, capoeira e afoxé, por exemplo, além das atividades de reforço escolar, “a participação da comunidade externa e o apoio financeiro de projetos nas atividades daqui valorizam o corre que fazemos todos os dias, com o esforço da comunidade, fortalecendo a identidade cultural negra dentro da cidade de Porto Alegre“.
Sobre o artista Trampo – Luis Flávio , o “Trampo”, é uma referência de arte urbana em Porto Alegre. Um dos pioneiros do grafite na cidade, Trampo participa tanto como voluntário em oficinas para crianças e adolescentes em comunidades, como também compartilha seu conhecimento em universidades e workshops. Sua circulação em diferentes meios se reflete também na sua produção e na multiplicidade da aplicação de suas obras.
Luís Flávio Trampo, o grafiteiro multimídia, um dos precursores do graffiti no Brasil e um dos mais ativos. Em seus trabalhos é influenciado, principalmente, pela cultura brasileira das metrópoles e das tribos indígenas.
Sobre o artista Jotapepax – Jonathan De Leon Peres, o “Jotapepax”, é um artista visual que assina murais no Brasil, como São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e no exterior, como Londres, na Inglaterra, Miami, nos EUA. Ativo no desenvolvimento social, o artista utiliza o grafite como ferramenta para o desenvolvimento de crianças e jovens em comunidades, escolas e universidades. Reconhecido por suas linhas definidas e uma harmoniosa combinação de cores, transita livremente entre a identidade densa da arte urbana e a leveza das pinceladas de suas pinturas em telas. Sua inspiração está na arte de cordel, na natureza brasileira e nas pinturas ancestrais egípcias.
Sobre o Quilombo dos Machado – O Quilombo dos Machado é o quinto quilombo urbano de Porto Alegre. Localizado no bairro Sarandi, possui cerca de mil moradores. O local abriga também um centro comunitário, onde funciona a associação de moradores e centro cultural da comunidade, que abriga oficinas culturais diversas e projetos da comunidade, além das reuniões da associação de moradores.
Doações para o Natal – O Quilombo dos Machado está arrecadando doações para fazer um Natal mais feliz para as 300 crianças de 0 a 14 anos da comunidade. Até o dia 20 de Dezembro estarão sendo recebidas doações de brinquedos novos, alimentos para a festa de Natal e contribuições financeiras. Também é possível participar ajudando em alguma atividade na festa ou na divulgação.
Caso a meta para a ação seja atingida, o excedente das doações será utilizado para outras necessidades da comunidade, que tem uma cozinha comunitária e ações culturais durante todo o ano.
O Quilombo dos Machado está com uma vaquinha online http://vaka.me/2502392 e as doações também podem ser feitas via pix: elisacasagrandeprojetos@gmail.com, ou diretamente com a liderança da comunidade, Tamires, no telefone (51) 99102-5967, e a produtora que apoia a ação, Elisa Casagrande, no telefone (51) 999662601.
SERVIÇO
Quilombo dos Machado
Rocco Aloise, 1000 – Bairro Sarandi
Fonte: Pulso Comunicação