Porto Alegre recebe segunda edição do Braskem Recicla
O Centro de Porto Alegre recebe a segunda edição do Braskem Recicla. A estação de reciclagem e educação ambiental, construída inteiramente com plástico de pós-consumo, está localizada na Praça Montevideu, em frente à prefeitura da capital. E, até o dia 10 de abril, receberá todo tipo de resíduos, além de ser um novo aliado na conscientização sobre a importância de reciclar, promovendo uma mudança de atitude e mostrando como pode ser fácil e simples destinar corretamente os resíduos.
“Queremos estimular a conscientização sobre o descarte correto de resíduos, oferecendo uma experiência diferente e atrativa para as pessoas. Nessa segunda edição em Porto Alegre também vamos reforçar como é possível o reaproveitamento do plástico, fechando um ciclo da economia circular com grande impacto positivo para toda a sociedade e contribuindo para um futuro mais sustentável”, destaca a diretora de Marketing e Comunicação da Braskem, Ana Laura Sivieri.
Esta edição ainda vem com novidades. A Solos, startup baiana que desenvolve soluções inteligentes para a gestão de resíduos, está capacitando os integrantes das cooperativas de catadores da capital gaúcha, como forma de preparação para o evento. A capacitação contou com cinco módulos com os temas: sustentabilidade, economia circular, pós-consumo e reciclagem, inovações no pós-consumo e preparação para o Braskem Recicla. Os encontros aconteceram de forma online.
“Cada um fazendo um pouquinho a gente vai chegar longe. Hoje, temos muito mais gente se importando com o planeta, com o material que consome e com o destino correto do plástico, que é a nossa matéria-prima. Eu estou feliz, eu estou empolgada como sempre com as capacitações”, comenta a tesoureira da Associação de Catadores e Recicladores da Vila Chocolatão, Eduarda Sant’ Anna.
Também serão realizadas coletas itinerantes em estabelecimentos, além da divulgação de informações sobre pós-consumo de embalagens e o ciclo do plástico. Para as crianças, serão oferecidos jogos interativos abordando a economia circular. “A segunda edição do Braskem Recicla em Porto Alegre é fruto dos resultados positivos obtidos a partir do esforço conjunto dos setores privado e público e da participação popular. Assim, espalhamos informação de qualidade sobre o tema da economia circular e promovemos ações concretas de descarte responsável. Durante os dez dias de atuação, o Braskem Recicla funcionará como uma nova onda de estímulo para que as pessoas comecem a reciclar e possam aderir às iniciativas permanentes que já acontecem na cidade”, destaca a cofundadora da Solos, Saville Alves.
Na estação de reciclagem e educação ambiental, qualquer pessoa poderá levar seus resíduos recicláveis, como plásticos, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos e eletrodomésticos, metais, vidro, entre outros. Mas tudo deve estar higienizado, sem sobras de comida ou líquidos. “Queremos novamente chamar a atenção para o cuidado com o meio ambiente, para o descarte correto e o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade. Todo mundo pode fazer a sua parte e separar os seus resíduos em casa, mas precisamos reciclar as nossas atitudes. A ação está alinhada com um dos principais propósitos da Braskem, que é o compromisso de reduzir resíduos plásticos, transformando o nosso futuro. E o Braskem Recicla promove essa reflexão e conscientização, além de ser uma oportunidade de contribuir para o complemento da renda de quem tem a reciclagem como principal meio de sustento”, afirma o gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.
A mobilização acontecerá diariamente das 9h às 17h. A meta é coletar 3 toneladas de resíduos para a Associação de Catadores e Recicladores da Vila Chocolatão com a venda do material. O Braskem Recicla é uma iniciativa da Solos, com patrocínio da Braskem, e conta com apoio do Sinplast, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
Sucesso na primeira edição – A primeira edição do Braskem Recicla esteve na Orla do Guaíba. Durante pouco mais de duas semanas, entre 27/11 e 12/12, o projeto arrecadou uma tonelada de resíduos, gerando renda para a Associação de Catadores e Recicladores da Vila Chocolatão. Passaram pelo local mais de 1.500 pessoas.
Fonte: Moglia Comunicação