Em turnê pelo Mercosul, Grupo Fato apresenta show Claro Movimento em Porto Alegre
Em abril, o Grupo Fato inicia turnê pelo Mercosul com o show “Claro Movimento”, dirigido por Márcio Mattana. O grupo passará pelas cidades de Curitiba, Buenos Aires, Montevidéu e depois desembarca em Porto Alegre para um espetáculo no dia 27 de abril, no Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75). Os ingressos custam R$ 30 e podem ser adquiridos pelo Sympla.
No show, todos os integrantes do Grupo Fato cantam e tocam os tamancos de fandango caiçara (com os pés) e a Tamancalha, um batedor manual de tamancos criado especialmente para o grupo em 2002, já que sonoridades percussivas são bastante presentes nos arranjos.
Tanto o cenário quanto o figurino remetem às canções do grupo, que abordam temas como movimento, transformação, paisagens, distâncias e passagem do tempo. O show tem cerca de 75 minutos, com 11 canções do novo álbum homônimo, outras 4 que marcaram a trajetória do grupo e ainda uma inédita, que reverencia os índios Nambiquara.
Os figurinos têm assinatura da H-AL – Alexandre Linhares e Thifany F., dupla que veste o Fato desde 2011 e que trabalhou com Elza Soares, entre outros artistas. Para este trabalho, eles se inspiraram nos viajantes exploradores e na viagem, em referência aos caminhos percorridos e bagagens que as pessoas costumam carregar.
No espetáculo, Grace Torres está nos teclados; Ulisses Galetto no baixo e violão; Priscila Graciano na bateria e percussão; Daniel Fagundes na guitarra, baixo e percussão e Andrezza Prodóssimo, no acordeom, teclados e percussão corporal.
CLARO MOVIMENTO: NONO ÁLBUM DO GRUPO FATO
Nono álbum da carreira do Grupo Fato, Claro_Movimento foi produzido pelo carioca João Cavalcanti e mostra a maturidade e a leveza de um movimento de quase 3 décadas de trajetória ativa do grupo.
O álbum é inspirado nos títulos de duas canções: “Claro”, com música de Grace Torres e letra de Benito Rodriguez; e “Movimento”, canção-síntese de Antônio Saraiva com apenas nove palavras e que ganhou um single com lançamento independente.
O álbum tem 12 canções ineditas, com cinco compositores que ainda não haviam sido gravados pelo grupo: Humberto Araújo, Victor Neto, Doriane Conceição e Márcio Mattana, além de Andrezza Prodóssimo, a mais nova integrante e multi-instrumentista que gravou pela 1ª vez com o FATO.
O trabalho consolida a sonoridade particular do grupo criada ao longo tempo, com combinações musicais que mesclam elementos tradicionais da cultura paranaense e universal com instrumentos convencionais e outros criados pelo grupo, como a Tamancalha – um batedor manual de tamancos. Tudo isso interage com doses de intervenções eletrônicas como loops, processamentos e programações. Neste novo trabalho, a percussão corporal passou a integrar os arranjos, ampliando a gama de timbres explorados.
O Grupo Fato, formado em 1994, em Curitiba, é composto atualmente por Andrezza Prodóssimo, Grace Torres, Daniel Fagundes, Priscila Graciano e Ulisses Galetto.
O álbum está à venda no link: https://tratore.com.br/smartlink/claromovimento
SERVIÇO
GRUPO FATO APRESENTA SHOW CLARO MOVIMENTO
DATA: Quarta-feira (27/4)
HORÁRIO: 20h
LOCAL: Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75)
Ingressos: R$ 30, disponíveis pelo Sympla https://www.sympla.com.br/grupo-fato-show-claro-movimento—turne-mercosul__1515497
Ficha Técnica
Arranjos e Concepção Musical: Grupo FATO
Direção cênica: Márcio Mattana
Figurinos: H-AL – Alexandre Linhares e Thifany Faria
Concepção de Luz: Márcio Mattana
Técnico de Som: Valderval de Oliveira Filho
Operação de luz Porto Alegre: Ronaldo Treme
Fotos divulgação: Elis Ribeirete
Projeto Gráfico: Zeh Henrique Rodrigues
Realização e Produção: OQ Produções e Mapa Produtora
Promoção: Sesi Cultura e Sistema Fiesp
Apoio: CHC Teatro da Santa Casa
Incentivo: Ademicon e Shopping Mueller
Videoclip
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura: Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: ADEMICON e Shopping Mueller.
Fonte: Dona Flor Comunicação