Vem aí o Festival Bom Gourmet de Porto Alegre
A 2ª edição do Festival Bom Gourmet está chegando com a promessa de elevar o nível das experiências gastronômicas na cidade. De 3 a 26 de março, o maior evento culinário do Sul do Brasil reúne 15 restaurantes consagrados da capital gaúcha, que vão oferecer menus completos – entrada, prato principal e sobremesa – por um preço fixo, de R$ 69,90 ou R$ 89,90.
Na capital gaúcha o evento conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Eventos, além do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB), Abrasel Rio Grande do Sul (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e Sindha (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região).
Para conferir tudo sobre o evento, baixe o aplicativo do Festival Bom Gourmet, que está disponível gratuitamente para versões de Android e IOS. Além disso, você pode acessar o site do Bom Gourmet (festivalbomgourmet.com.br) para conhecer todos os menus, ver fotos dos pratos e saber mais informações das casas. Assim, seu roteiro fica perfeito.
Nesta edição, o Festival Bom Gourmet reúne restaurantes premiados de Porto Alegre, casas localizadas em pontos turísticos e diversos tipos de especialidades culinárias, como comida italiana, carnes, frutos do mar e pratos vegetarianos.
Em Curitiba, o Festival Bom Gourmet é um sucesso consolidado. Realizado duas vezes ao ano, há 16 edições leva milhares de pessoas aos restaurantes da capital paranaense.
“Temos um produto campeão de audiência, público e geração de negócios para os restaurantes e parceiros. Marcamos a retomada da expansão nacional com a realização na capital gaúcha e queremos construir em Porto Alegre um produto forte e sólido como é o evento no Paraná”, ressalta a jornalista Deise Campos, head do Festival Bom Gourmet Brasil.
O Festival Bom Gourmet é um produto da Pinó, unidade de inovação da Gazeta do Povo, que tem uma audiência digital de mais de 300 mil leitores em Porto Alegre.
Restaurantes do Festival Bom Gourmet de Porto Alegre
BAH – O BAH, do Grupo Press, faz releituras de pratos conhecidos por todos gaúchos. Fundada há mais de uma década, a casa já conquistou premiações de peso, como o de Melhor Cozinha Regional de Porto Alegre em 2019, pela revista Sabores do Sul.
CASA DO MARQUÊS – Quem gosta de um bom galeto com certeza conhece a Casa do Marquês, localizada na rua Marquês do Pombal. Bem tradicional e já premiada, o restaurante reúne o melhor do galeto ao primo com pratos que trazem o sabor da Itália para Porto Alegre.
CHIWAWA – Para os amantes de frutos do mar o Chiwawa é o lugar perfeito, um dos principais restaurantes especializados de Porto Alegre. A casa oferece os mais diversos sabores da comida marinha, como lula, peixes e camarões. Tudo fresquinho e com gosto de praia.
EAT KITCHEN – O Eat Kitchen está chegando no Festival Bom Gourmet com três casas, uma no bairro Moinhos de Vento, outra em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, e também no Cais Embarcadero, o mais novo ponto turístico da cidade. Com a proposta de trazer ingredientes saudáveis e selecionados em todos seus pratos, o Eat Kitchen ganhou o coração dos gaúchos.
EXPRESSO DI PAOLO – BOULEVARD LAÇADOR – Localizado em outro ponto turístico da capital, no Boulevard Laçador, o Expresso Di Paolo traz para Porto Alegre os sabores da Serra Gaúcha, com pratos à la carte que esquentam a alma. Lá, você vai se deliciar com galetos, tortéis, sagú com creme e outros menus que tem sabor de casa quentinha da nonna.
DI PAOLO – BOULEVARD LAÇADOR – Precursor do Expresso, a galeteria Di Paolo, também localizada no Boulevard Laçador, está trazendo para o Festival Bom Gourmet uma sequência estonteante com galetos, massas, polenta frita e muito mais, que serão servidos à vontade. Então, se você é daqueles que não se satisfaz facilmente, o Di Paolo é o lugar certo para ir.
MARQUÊS EMPÓRIO PARRILLA – Spin-off da tradicional Casa do Marquês, o Marquês Empório Parrilla é movido pela paixão aos assados de parrilla, e se você compartilha desse amor, já sabe onde ir nos dias de Festival Bom Gourmet. Por lá, você pode experimentar o tradicional contrafilé ou um matambrito assado de dar água na boca.
MERCEARIA BRESSER – Inspirada nos antigos armazéns dos bairros italianos da Mooca e do Brás, em São Paulo, a Mercearia Bresser produz, em seus fornos a lenha, a tradicional e centenária pizza paulistana. Mas não para por aí! Durante o Festival, a casa, localizada no Barra Shopping, também vai servir clássicos italianos, como o parmigiana e o nhoque à bolognesa.
PECORINO BAR & TRATTORIA – A cozinha mediterrânea é o que inspira o Pecorino Bar & Trattoria a seguir desenvolvendo pratos que remetam ao frescor do mediterrâneo, uma região que valoriza o sabor original de seus ingredientes, como o azeite, o tomate e as carnes. No Pecorino, localizado no Shopping Praia de Belas, você vai sentir esses sabores intensamente.
POA CAFÉ ARMAZÉM – Localizado no coração do bairro Moinhos de Vento, em frente à Praça Maurício Cardoso, o POA Café Armazém oferece café da manhã e almoço com um toque uruguaio e sabor de comida caseira. No Festival Bom Gourmet, a casa preparou almoços que quase todo brasileiro ama: o bom PF, em versões super especiais, com filé mignon ou entrecot.
POA PARRILLA – Do ladinho do POA Café Armazém, o POA Parrilla é uma casa especializada em assados uruguaios, que oferece cortes nobres de peças selecionadas. O POA Parrilla acredita que o assado vai muito além da carne e seu preparo, pois é um ato que envolve encontros, seja com a família ou amigos. Por isso, vá saborear acompanhado!
POBRE JUAN – Com sotaque castelhano, o Pobre Juan se inspira na culinária argentina e já se tornou em uma das mais conceituadas casas de carnes do país, famosa por seus cortes especialmente selecionados e a excelência na carta de vinhos. Em Porto Alegre, o Pobre Juan está localizado no Barra Shopping.
PRESS BAR E RESTAURANTE – O Press Bar Restaurante, ou Press da Hilário para os íntimos, é um bar com cozinha de restaurante e um restaurante com clima de bar. E lá você vai se deliciar com o strogonoff de pupunha vegetariano, o filé de Saint Peter na manteiga, a tradicional mil folhas do Press e muito mais.
Fonte: João Pedro Zettermann