Empreendimento imobiliário construído pela TGD Incorporadora aposta na energia solar para reduzir custos e colaborar com o meio ambiente
Em Porto Alegre, a energia solar já é uma realidade na construção civil. O consumo de energia elétrica durante a obra no canteiro é alta e se torna ainda maior quando a construção está pronta e começa a ser utilizada.
É o caso do IN 1183 – Prime Offices, um empreendimento emblemático e ousado construído pela TGD Incorporadora, que tem apostado alto nesta fonte. Localizado na Avenida Independência, 1183, com entrada, também, pela Ramiro Barcelos, 1201, o prédio de 17 andares abriga salas comerciais de alto padrão (de 37m² à 60m²), e um casarão construído em 1907, que foi residência da família de H. Theo Möller. Revitalizado, o casarão foi transformado em memorial, com foyer, salão de eventos e copa de apoio.
Com o objetivo de criar um capítulo para a continuidade desta história, acaba de ser concebido um sistema completo de geração de energia de forma personalizada para o condomínio, sendo instalados 93 módulos fotovoltaicos de 550 W, com capacidade de geração energética total de 51,15 kWp. Segundo Marcelo Lucca, síndico do empreendimento, foram confeccionadas duas estruturas específicas para a instalação dos módulos fotovoltaicos, sendo 62 na cobertura do prédio e outros 31 na cobertura do 2º andar do estacionamento, totalizando a geração de 7.336 kWh médios.
Conforme o responsável pelo prédio, o prognóstico de economia será de R$70.425,60/ano, com retorno de investimento em pouco mais de 3 anos. O In 1183 é a prova de que passado, futuro, conforto e sustentabilidade podem coexistir em harmonia.
Fonte: Tati Feldens