Uva Gaúcha: UPL aborda boas práticas em debate promovido por Sebrae e governo do RS na Expointer
A UPL Ltd. (NSE: UPL e BSE: 512070 LSE: UPLL) (“UPL”), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, participa de mesa redonda sobre boas práticas no cultivo de uva de processamento para a obtenção de certificações reconhecidas pelo mercado, durante a Expointer, em Esteio (RS). O debate será organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas gaúcho (Sebrae-RS) e acontecerá no dia 31 de agosto, a partir das 15 horas, no auditório do estande do Governo do Rio Grande do Sul, no pavilhão internacional.
A ação faz parte do Programa Alimento Seguro Uva Para Processamento (PAS Uva), do qual a UPL é parceira. O PAS Uva visa reconhecer a produção regional com o selo Local GAP – regulamento técnico da Global GAP, uma das certificações internacionais mais reconhecidas em boas práticas de produção agrícola. O Rio Grande do Sul conta com mais de 15 mil produtores de uva. A expectativa do PAS Uva é apoiar o treinamento e certificação de 400 deles ainda este ano. O processo inclui realização de 20 dias de campo e de visitas individuais às propriedades.
Rogério Melo, gerente de carbono e Food Value Chain da UPL Brasil que representará a empresa na mesa redonda, diz: “O objetivo do PAS Uva é orientar os vitivinicultores para avanço em rastreabilidade vegetal, adequações nas propriedades, redução do risco de contaminação, diminuição do impacto ambiental e monitoramento das condições de trabalho. Participar de uma grande vitrine, com a Expointer, é auxiliar esses produtores a reimaginar a sustentabilidade em suas propriedades“.
O programa “PAS Uva – Local GAP” também envolve o Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), o Sebrae-RS, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS). Luciana Rebelallatto, do Consevitis-RS e Angélica Brandalise, do Sebrae, também participarão do debate.
O encontro sobre uva na Expointer terá, ainda, outros dois painéis, abordando o que é o Global GAP e o Local GAP – com a gerente técnica de contas-chave da Global GAP, Helen Prosdocini – e sobre a importância da evolução do PAS Uva para a certificação no setor vitivinícola – com a apresentação de cases de produtores. A mediação será realizada pela doutora em ciência do solo Fabíola Boscaini Lopes, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria da Agricultura do RS.
Fonte: Texto Comunicação