Projeto da Eyxo desenvolve futuros talentos do audiovisual na periferia de Porto Alegre
A Eyxo, content company que co-cria e executa estratégias criativas de conteúdo, vai realizar a terceira edição do projeto social “Manda a Real”, que reúne jovens da periferia da capital gaúcha com a missão de encontrar e retratar histórias inspiradoras da comunidade. A edição deste ano será com os alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Santos Dumont e, diferentemente das duas primeiras edições do projeto, em que foram produzidos minidocumentários, a Eyxo mudou o formato para um videoclipe. Através de uma parceria com a rapper porto-alegrense Cristal – um dos principais nomes da nova geração do rap nacional – a empresa vai desenvolver as histórias do projeto através de visões artísticas como a poesia e o slam.
“Nas duas primeiras edições, contamos essas histórias em formato documental, com ajuda dos alunos que pertenciam a essas comunidades e conheciam essas histórias. Na edição deste ano, pensamos em adicionar mais um eixo para o projeto, que é de aproximar artistas locais que estão transformando suas comunidades através da arte”, explica Victor Boldt, creative planner na Eyxo. “Vamos desenvolver todos os aspectos de produção do clipe junto com a comunidade, através de dinâmicas com a escola. Além disso, o Poetas Vivos vai nos ajudar a transformar as histórias dos alunos em intervenções artísticas dentro do clipe e do projeto”, revela.
De acordo com Victor, a Eyxo vai envolver os alunos em todo o processo de criação das narrativas, e utilizar de sua estrutura e dos próprios colaboradores voluntários para a produção final desse material, que resultará em um clipe para Cristal.
“O projeto vem em um momento muito feliz da minha carreira”, afirma Cristal. “Kawo, meu novo single, simboliza uma superação emocional, se valorizar e se priorizar. As músicas que escrevo sempre começam de uma experiência pessoal minha, mas a intenção é que pessoas que se sentem como eu, ou viveram situações semelhantes, se sintam acolhidas, pertencidas. Conseguir unir a letra da música com as histórias e vivências desses jovens, já cria uma atmosfera de identificação, de coletivo. Todos passamos por momentos e situações ruins que podem mudar o rumo do nosso caminho, todos nós nos sentimos sozinhos também. Saber que existe força em mostrar e falar das suas dores, em reconhecer sua própria história, é especial demais”, comemora a rapper.
A primeira edição do “Manda a Real” aconteceu em 2019 com alunos da escola Apeles, instituição da rede pública do bairro de Santana, em Porto Alegre. Os jovens buscaram cinco histórias em sua comunidade, que foram coproduzidas com a Eyxo. Já a segunda edição só pôde ser realizada em 2022, em função das restrições impostas pela pandemia. Na ocasião, em uma parceria com a Agência Formô, do Morro da Cruz, foi desenvolvido um projeto com foco no empreendedorismo local do Morro, contando histórias em um curta-metragem único. Nas duas edições foram realizadas parcerias com a Neugebauer e o GNC Cinemas, exibindo as produções em uma sala de cinema, onde alunos, amigos, parentes, colaboradores, influenciadores e demais envolvidos no projeto puderam assistir o resultado final.
“Mais do que uma produção audiovisual, nossa ideia é promover a educação profissional como vetor de desenvolvimento para a comunidade. Por isso, o projeto acontece a partir de aulas práticas de criação e produção de conteúdo que ajudam na formação de jovens talentos”, explica Greta Paz, CEO da Eyxo. “O grande objetivo é levar os nossos conhecimentos para esses jovens, como forma de inclusão e acessibilidade a meios de formação profissional“, revela.
Fonte: @azpressbrasil