Blitz da Alegria leva arte do riso para instituições de acolhimento

A partir do dia 13 de setembro, o projeto Blitz da Alegria inicia as ações de intervenção artística com palhaços em instituições de acolhimento humano. Ao todo, serão 80 horas de execução do projeto na cidade, divididas em 20 visitas, impactando cerca de 1200pessoas, entre pacientes, acompanhantes e colaboradores em instituições criteriosamente selecionadas, como Instituto do Câncer Infantil, AACD, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital da Restinga e Fundação Kinder. Em Porto Alegre, as intervenções serão realizadas por palhaços contratados e com experiências em visitas humanizadas.

Os artistas contratados terão ainda, nos dias 6 e 7 de setembro, um treinamento intensivo com Gilbert Diniz, idealizador do Blitz da Alegria e um dos dez mais importantes artistas e pesquisadores de palhaçaria e clown do Brasil.

Diniz é ator mineiro e possui uma larga experiência de atuação em âmbito nacional e internacional, em hospitais e instituições de acolhimento social. Para ele, realizar o projeto na capital gaúcha é um retorno para casa, pois foi em Porto Alegre onde teve seu primeiro contato com a máscara do clown e aprofundou seus estudos artísticos.

Invadir o cotidiano das pessoas com a arte do palhaço possibilita que o espectador entre em contato consigo mesmo, que gere significado à sua vida, que apazigue sua dor, e que entenda a arte como uma ferramenta intrínseca à qualidade de vida. E voltar para Porto Alegre com um projeto patrocinado é uma felicidade imensa e uma forma de retribuir todo o conhecimento adquirido durante a minha formação na arte de palhaçaria”, destaca Diniz.

Responsável pela execução do projeto em Porto Alegre, a Amora Produções Culturais tem o desafio de inserir a figura do palhaço nos ambientes institucionais onde as pessoas se encontram mais vulneráveis. O objetivo, segundo a produtora, é construir significados que conectam o espectador à sua essência humana. “Atingir pacientes, acompanhantes e colaboradores das instituições submetidos a um ambiente mais sério e burocratizado é uma forma de subverter a lógica desses locais. É uma honra realizar projetos com a finalidade de humanizar, e que inspiram o cuidado e o amor”, acrescenta Francielle Daltrozo, produtora do Blitz.

A construção do Blitz da Alegria também prevê o fomento da economia local, gerando emprego e renda com a contratação de artistas da palhaçaria de hospital, promovendo intercâmbios culturais entre o elenco e o diretor. O Projeto Blitz da Alegria é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Calendário de visitas

SETEMBRO
13/9, 14h – Hospital de Clínicas
19/9, 9h – AACD
21/9, 9h – Hospital de Clínicas
26/9, 9h – AACD

OUTUBRO
3/10, 9h – Kinder | 14h – AACD
4/10, 9h – Instituto Câncer
9/10, 14h – Hospital de Clínicas
10/10, 9h – Kinder | 14h – AACD
11/10, 9h – Instituto Câncer | 14h – Hospital de Clínicas
18/10, 9h – Instituto Câncer | 14h – Kinder
25/10, 9h – Instituto Câncer | 14h – Kinder

NOVEMBRO
7/11, 9h30 – Hospital Restinga
14/11, 15h – Hospital Restinga
21/11, 9h30 – Hospital Restinga
28/11, 15h – Hospital Restinga

Fonte: Fernanda Calegaro/Assessoria de Imprensa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.