Coro Jovem e Coro Infantojuvenil da Escola da OSPA fazem recital aberto ao público neste domingo

Pela primeira vez em 2023, as crianças e adolescentes que integram os coros da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre mostrarão ao público as peças que têm ensaiado nos últimos meses. O recital conjunto do Coro Jovem e do Coro Infantojuvenil será às 18h de domingo (1º/10), na Casa da OSPA, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). Sob regência do violista e regente dos coros da Escola, Cosmas Grieneisen, estarão reunidas aproximadamente 60 vozes entre crianças, adolescentes e convidados especiais, além de um conjunto de músicos de percussão, sopros e cordas oriundos da Escola da OSPA. A entrada é franca e por ordem de chegada. 

Antes do recital, a Fundação OSPA estará recebendo doações para as pessoas afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul. É possível ajudar com doações de alimentos não perecíveis, roupas, material escolar, itens de higiene pessoal e limpeza. 

O variado repertório do recital é composto por peças curtas de diferentes períodos históricos, iniciando por cantos indígenas do Brasil e do Peru. A seguir, o folclore de países mais distantes, como Geórgia e Israel, também é contemplado, seguido por um conjunto de hinos religiosos. Entre as peças mais famosas, estão o coral “Jesus, Alegria dos Homens” (J. S. Bach), “Ave Verum Corpus” (W. A. Mozart) e trechos de “A Flauta Mágica” (W. A. Mozart). O programa termina com peças contemporâneas da porto-alegrense Esther Scliar, “Lua Lua Lua”, e do inglês John Rutter.

No decorrer da apresentação, os jovens alunos cantam em diversas línguas, incluindo inglês antigo e contemporâneo, francês, kraó, quéchua, alemão, hebraico e português. O regente Cosmas Grieneisen comenta o motivo dessa variedade: “O conceito dos coros da Escola da OSPA é ter várias línguas e fonéticas para despertar o interesse de crianças e jovens para outras culturas e incentivá-los a cantarem nessas línguas. ‘Batobeno’, por exemplo, é uma canção antiga da Geórgia que era usada para apaziguar os espíritos que, conforme eles acreditavam, causavam as doenças. ‘Sumer is Icumen In’ foi composta em 1260 e é uma das primeiras canções com escrita musical”. 

OSPA Orquestra Preparatória, Coro Jovem e Coro Infanto-Juvenil crédito: Luíza Piffero

Os coros da Escola da OSPA – O Coro Infantojuvenil e o Coro Jovem são formados por estudantes do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da OSPA, que são escolhidos por meio de seleção. O primeiro é formado por crianças de 8 a 12 anos, enquanto o segundo, por jovens entre 13 e 20 anos. Os dois conjuntos vem realizando recitais do conservatório, além de participações nas temporadas oficiais da OSPA, e são regidos por Cosmas Grieneisen. O ingresso de alunos nos coros ocorre por meio de editais públicos, divulgados a cada semestre. A próxima seleção, destinada ao ingresso em 2024, inicia em 9 de outubro de 2023.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Concerto da Série Escola de Música da OSPA – Coro Jovem e Coro Infantojuvenil
Quando: 1º de outubro, domingo, às 18h.
Onde: Casa da OSPA – CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501
Entrada Franca
Estacionamento: gratuito, no local.

Fonte: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.