Trensurb celebra o Dia do Leitor compartilhando livros nos trens
Em comemoração ao Dia Nacional da Leitor, celebrado em 7 de janeiro, a Trensurb realizou mais uma ação do projeto Livros Livres na tarde desta quarta-feira (10). A iniciativa é promovida pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca do metrô. Na ocasião, cerca de 150 exemplares de títulos variados foram distribuídos pelos assentos dos trens que partiam da estação terminal Mercado.
Sandra Teixeira, de 51 anos, embarcou em um dos trens contemplados pela ação e ficou emocionada ao se deparar com os livros disponíveis nos assentos. “É muito importante a disponibilização deste livros, pois valoriza e incentiva a leitura, mesmo atualmente as pessoas não buscando tanto este ato devido os celulares. Então, para mim, essa ação é muito importante”, afirma, destacando que ficou muito feliz com a iniciativa da Trensurb.
Carlos da Silva, 24 anos, também embarcou em um trem em que livros foram compartilhados. Ele comenta que, quando viaja no metrô, costuma sentir vontade de ler um livro e até de desligar seus fones de ouvido caso tenha a oportunidade de fazer uma leitura. “Não tenho tanto costume de ler livros frequentemente, mas sempre quando entro no trem tenho um comigo. Acho muito importante incentivar a leitura, pois é disso que vem a educação”, afirma.
Os usuários do metrô podem retirar livros gratuitamente nas bibliotecas localizadas nas estações Mercado e Novo Hamburgo. Para isso, basta associar-se indo até uma das unidades do Espaço Multicultural. Para o cadastro, é necessário apresentar o documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. Já, em Novo Hamburgo, a biblioteca abre das 14h às 18h, também nos dias úteis. O acervo é ampliado somente por meio de doações e conta atualmente com 12,3 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil associados.
Livros Livres
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens.
Fonte: Assessoria de Imprensa, Trensurb