Exposição revisita história do Colégio Farroupilha, que completa 138 anos
Relembrar o que passou também significa viver o presente. Por isso, em comemoração ao aniversário do Colégio Farroupilha, um dos centros de educação mais conceituados e tradicionais de Porto Alegre, a instituição relembra e homenageia sua trajetória por meio de uma linha do tempo com fotos antigas e atuais. O Colégio completou 138 anos nesta quinta-feira (21). A exposição segue aberta ao público até o final de março, localizada na nova área de convivência inaugurada no acesso da Rua Carlos Huber, 425.
A mostra mergulha os visitantes em uma viagem visual pela história da escola até os dias de hoje. A seleção cuidadosa de fotografias destaca momentos significativos e as mudanças ao longo dos anos, capturando a essência e o espírito da comunidade escolar. As fotos antigas, impressas em estilo vintage, são exibidas com suas contrapartes modernas, impressas em canvas contemporâneo.
Uma das principais atrações do resgate histórico são as fotos do Leão de Pedra, estátua que fazia parte da fachada da porta de entrada do Velho Casarão, primeira sede do Farroupilha construída em 1895 na Av. Alberto Bins. Depois de ter sido demolido para dar lugar ao Hotel Plaza, a estátua foi levada para a sede do bairro Três Figueiras em 1998. Após, foi restaurada e passou a integrar o acervo do Memorial do Colégio em 2002, onde está exposta até hoje.
Professora e Coordenadora do Memorial do Farroupilha, Alice Rigoni Jacques, 61, trabalha há quase 40 anos no Colégio e é uma das funcionárias mais antigas. Ela acredita que as instituições escolares apresentam grande importância na construção social das memórias e revelam traços de tempos passados, constituindo a identidade de alunos e professores.
“Tenho orgulho de fazer parte dessa história, e também um compromisso muito grande com a escola e com esse lugar de memória. Além da nostalgia e das lembranças que esses espaços evocam, são territórios que nos fazem questionar o presente e prospectar o futuro, servindo como agentes de mudança para todos. A relação que o Memorial estabelece com a sociedade e o patrimônio não pode ser vista como um produto pronto, acabado; o Memorial é o resultado das ações dos sujeitos que o estão construindo e reconstruindo a cada dia”, analisa a Coordenadora.
Convite: Exposição dos 138 anos do Colégio Farroupilha
Quando: De 21 a 31 de março
Onde: Na nova área de convivência inaugurada no acesso da Rua Carlos Huber, 425
Evento gratuito para a comunidade geral
Fonte: Padrinho Conteúdo e Assessoria