Hospital Moinhos de Vento realiza desejo de pacientes
A última quinta-feira (6) foi de muita alegria pelos corredores do Hospital Moinhos de Vento. Equipes de enfermeiros e técnicos em enfermagem realizaram mais uma edição da campanha mundial What Matters to You?. Desde 2019, o Hospital realiza o dia do “O que importa para você?”.
Para a coordenadora da Experiência do Paciente, Mariana Moraes, o tema da campanha mundial está conectado ao propósito do Hospital — cuidar das pessoas. “O cuidado é uma escuta atenta, é um abraço, é um olhar de carinho aos nossos pacientes, é trazer alegria e conforto para aqueles que estão nas dependências do Hospital, e também, para os colaboradores que precisaram muito da gente nesses últimos dias”, destacou.
Com um violão na mão, o técnico de enfermagem Lucas Aguiar saiu em comitiva para o quarto do paciente Daniel Sotres, que é músico, e que tinha confessado à equipe que o que importava pra ele era voltar a trabalhar. Ao som da sua música favorita, Evidências, de Chitãozinho e Xororó, os profissionais entraram no quarto em coro.
Internado há 40 dias, Daniel até se animou a cantar uns versos da música À sua Maneira, de Capital Inicial. “Ela dormiu no calor dos meus braços”. Comovido, relatou a alegria em vivenciar aquela experiência. “É um momento delicado quando temos que lidar com um problema de saúde. Ver essa solidariedade e viver isso com a minha família aqui é muito bom”, ressaltou o músico, ao lado da esposa e do filho.
Cerca de 10 pessoas continuaram a cantar depois da visita ao quarto de Daniel. No grupo, estava a Jasmine (princesa do clássico da Disney Aladdin), interpretada pela técnica de enfermagem Ketlyn Koboldt, que ouvia os desejos dos pacientes com a sua lâmpada mágica Ao lado dela, estava o Urso, que distribuiu muitos abraços por onde passou, interpretado pelo técnico em enfermagem Matheus Bitencourt; e da Alice, do clássico Alice no País da Maravilhas, vivida pela técnica em enfermagem Ania Lemos.
A supervisora da Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento, Ana Isabel Martins, relata que a ação é um momento especial todos os anos. “É muito gratificante ver o empenho, a união das equipes. Eles trazem muitas das ideias que são realizadas. Esse momento é aquele 1% a mais que a gente proporciona na experiência do paciente: dá pra ver nos olhos deles o quanto isso é importante“, destaca.
Emoção e solidariedade
O paciente Harri Martin Ruckert, de Estrela, teve o seu desejo atendido. Em tratamento contra um câncer no pescoço, foi surpreendido, na saída da Radioterapia, com um presente.
“Ao saber que ele e a esposa Ivone tinham perdido a casa na enchente, fomos perguntar o que ele queria, o que importava pra ele nesse momento. E seu Harri respondeu que poderia ser um lenço para usar no pescoço – e que enviássemos ajuda para quem precisasse mais”, contou a técnica de enfermagem Marcia Inês Ely.
Entre lágrimas e sorrisos, Harri abriu o pacote de presente que envolvia o lenço verde e retribuiu a ação com uma mensagem de carinho. “Isso que vocês estão fazendo, depois de tudo que passamos, não tem preço”, destaca Harri.
Fonte: Critério Resultado
“O que importa para você. Hospital Moinhos de Vento Crédito: Vanessa Ferraz