“Gente, pra além da enchente”: projeto pretende contar as histórias de pequenos empreendedores e negócios que precisam de ajuda no RS
As enchentes no Rio Grande do Sul impactaram milhares de famílias e, junto com elas, centenas de pequenos empreendedores e negócios. Com objetivo de contar essas histórias e sensibilizar empresas e pessoas físicas que possam ajudar, a agência gaúcha de Novo Hamburgo, Gampi Casa Criativa, criou o projeto “Gente, pra além da enchente”. Os conteúdos em vídeo são produzidos, roteirizados e divulgados de forma gratuita por profissionais da agência em parceria com produtoras de vídeo, que também atuam de forma voluntária.
“Essas histórias retratam pessoas que, ao longo de anos, batalharam, se dedicaram e enfrentaram os desafios de empreender. Agora, sem meios para recomeçar, seus sonhos e sustento estão em risco, assim como o de muitas outras pessoas que dependiam desses negócios. Ao compartilhar essas histórias, esperamos que pessoas e outras empresas se sintam motivadas a ajudar esses empreendedores a recomeçar. Acreditamos que pequenos atos podem gerar um movimento transformador”, explica Maicon Dias, CEO da Gampi. A ideia surgiu a partir de uma reflexão sobre como a agência poderia atuar com sua expertise em meio à crise vivida no estado.
Conteúdos já estão no ar
A primeira história contada, veiculada no instagram do “Gente, pra além da enchente” (@projetogae), é da doceira Miriam, que viu a água alcançar o telhado de sua casa. A segunda é da Priscila, professora e historiadora, que além de perder seu lar, viu as plantas que vendia e cachepôs de crochê serem destruídos. “Elas perderam seus insumos e ferramentas de trabalho, mas não perderam a vontade de recomeçar”, comenta Maicon.
“Tivemos uma preocupação em não explorar as histórias de forma apelativa. Usamos um olhar cuidadoso, com objetivo de sensibilizar outras pessoas que possam se identificar com as histórias”. Outros conteúdos com histórias de outros empreendedores serão veiculados ao longo dos próximos dias. Já são parceiras do projeto as produtoras Estúdio Abissal, Catraca, Xavier e Recstory. Outras produtoras de vídeo interessadas em participar do projeto de forma voluntária podem entrar em contato com a Gampi Casa Criativa em @agenciagampi.
Fonte: Aurora Comunicação Criativa