Cultura da lã de ovelha é tema de documentário gravado no RS

Com um rebanho de 3 milhões de cabeças de ovinos e uma produção anual de 8 mil toneladas de lã, a ovinocultura tem importância econômica e cultural no Rio Grande do Sul. O rebanho, produtor de leite, carne, couro e lã, coloca o Estado em destaque no setor.

E esta cadeia sustentável – com suas diversas matizes e funções – é o tema de um filme narrativo documental, captado nos Campos de Cima da Serra, Missões e Pampa Gaúcho. O diretor é o mineiro Danilo César Maia de Siqueira, que vive no RS há uma década. Com o projeto ele mostra as peculiaridades da atividade, que é fonte de renda para muitas famílias, e apresenta personagens que encontram no trabalho com a lã uma forma de conexão com as origens e tradições dos antepassados.

Conhecer as peculiaridades desta atividade econômica, que é uma das marcas do Rio Grande, costurando o roteiro com as tramas que vão sendo desenroladas e tecidas em cada parada minha pelas cidades produtoras é poder mostrar um outro lado desta cadeia, fomentada por personagens que buscam na cardagem e fiação da lã uma conexão com sua ancestralidade”, explica Danilo, idealizador e produtor do projeto – e que assina também a direção de fotografia do filme.

/divulgação

A jornada pela história da lã no Rio Grande do Sul, iniciada em maio/23, teve a região das Missões como ponto de partida, mas as histórias foram contadas explorando também personagens de cidades da região do Pampa, como Bagé e Lavras do Sul, além de distritos do interior de São Francisco de Paula.

O objetivo de Danilo com essa viagem em busca de histórias, que ainda estão sendo gravadas,  é conhecer personagens que ganham a vida com a ovinocultura e que, através do trabalho com a lã, eternizam os saberes dos antepassados.

As captações já realizadas trouxeram gratas surpresas para o diretor, que destaca, além das “paisagens deslumbrantes do Pampa Gaúcho”, muitos personagens fortes e inspiradores, conta Danilo, que no caminho conheceu diferentes realidades de quem vive da lã, como uma artesã que produz tapetes e peças de roupa com inspiração na cultura dos povos originários, diferente de outra, jovem produtora rural, que utiliza os delicados fios da raça de ovinos Ideal para confeccionar artesanalmente criativas peças decorativas para casa.  

Toda essa diversidade de cenários é embalada pela poesia musical de Vitor Ramil, que com sua “estética do frio”, consegue dar ritmo às histórias contadas, recheadas de fotografia, belas paisagens naturais e, é claro, os animais, protagonistas da obra. “Uma narrativa tramada por diversas pontas desse novelo do grandioso e importante universo da lã”, finaliza o diretor.

/divulgação

O DIRETOR
Danilo César Maia de Siqueira, com experiência no audiovisual, formação acadêmica em Comunicação Social no Centro Universitário de Belo Horizonte em BH/MG, Master em direção cinematográfica na Escola Superior de Cine e Audiovisual da Catalunha na Espanha, com vários trabalhos realizados no audiovisual, entre eles o documentário “Minas D`águas” premiado internacionalmente, que trata sobre os impactos da mineração na água em Minas Gerais, alguns curtas de ficção produzidos no Brasil e na Espanha, vídeos e trabalhos Publicitários e institucionais para clientes diversos. Com uma carreira de quase 30 anos como diretor de arte na publicidade em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, também é fotógrafo e artista plástico e já participou de exposições individuais e coletivas, inclusive em 3 versões da Semana da Fotografia de Belo Horizonte. Como artista plástico já fez exposições individuais e coletivas, em várias cidades brasileiras, entre elas Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, já participou da 27ª edição da Bienal de SP, da mostra coletiva “Cow Parede” em BH, entre outras. Também já expôs no exterior em países como a Argentina, Espanha, Áustria, Hungria e Eslováquia. Desde 2015 vive na Serra Gaúcha e se dedica a projetos artísticos e culturais, além continuar com seu trabalho como publicitário, hoje com seu estúdio criativo e produtora Sucupira Filmes e Design.

PROJETO
Acompanhe em @tecendo_historias_viver_da_la
Direção e Fotografia: @danilocesarsiqueira
Trilha: @vitorramil.satolep
Produção: @sucupiracom
Realização: @minc
Patrocínio: @vinicolacampestre
pronac210124 #leirouanet 

Fonte: Verônica Streliaev – Quanta Comunicação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.