Hospital Ernesto Dornelles realiza segunda edição de evento gratuito para rastreio do câncer de pulmão
Nesta segunda-feira, 26 de agosto, o Hospital Ernesto Dornelles (HED), por meio do seu Serviço de Pneumologia em parceria com a empresa SIDI – Diagnóstico por Imagem, promoverá a segunda edição do evento de prevenção ao câncer de pulmão, uma iniciativa que visa reforçar a importância do diagnóstico precoce desta grave doença. A ação, que faz parte das atividades alusivas ao Agosto Branco, será realizada no Anfiteatro da instituição, das 13h30 às 17h, e é aberta à comunidade.
A equipe de pneumologistas do HED estará à disposição para realizar consultas de acolhimento gratuitas, voltadas especificamente para o rastreio do câncer de pulmão. Além disso, serão oferecidos exames indicados pela equipe médica, sem custo para os participantes, com o intuito de identificar precocemente possíveis casos da doença.
O público-alvo desta ação inclui homens e mulheres entre 50 e 80 anos, fumantes ou ex-fumantes que tenham interrompido o hábito de fumar há menos de 15 anos. A iniciativa busca atender um grupo de risco elevado, onde a prevenção e o diagnóstico precoce são cruciais para aumentar as chances de tratamento eficaz e cura.
Segundo o médico pneumologista do HED, Dr. Maurício Mello Roux Leite, o câncer de pulmão é uma das principais causas de morte por câncer no Brasil, e o tabagismo é o principal fator de risco. “O rastreio precoce é essencial para salvar vidas e essa é a nossa missão com esta ação”.
A participação no evento não requer inscrição prévia. Os interessados devem comparecer ao Hospital Ernesto Dornelles no dia e horário indicados, com atendimento por ordem de chegada. A expectativa é que a ação contribua significativamente para a conscientização sobre o câncer de pulmão e encoraje a adoção de medidas preventivas entre a população.
SERVIÇO
Data: 26 de agosto de 2024
Local: Hospital Ernesto Dornelles, Anfiteatro Bruno Marsiaj – Av. Ipiranga, 1801 – Porto Alegre/RS
Horário: 13h30 às 17h
Público-alvo: Homens e mulheres entre 50 e 80 anos, fumantes ou ex-fumantes que pararam de fumar há menos de 15 anos.
Fonte: Buda Comnunicação