“Língua Lâmina: A Palavra Descentralizada” promove atividades com entrada franca

Língua Lâmina: A Palavra Descentralizada” é um projeto de artes integradas, que desde maio de 2024 promove ações descentralizadas com foco na criatividade feminina, oferecendo oficinas de escrita criativa voltadas à poesia erótica e sensorial, e oficina teatral. O ponto de partida para a realização do projeto é o espetáculo lítero-teatral “Língua Lâmina”, proposta cênica que dá movimento às palavras da precursora da poesia erótica brasileira, Gilka Machado, e que, desde sua montagem em 2020, tem passado por diversos formatos de apresentação e por uma permanente pesquisa bibliográfica tanto da poetisa musa inspiradora do projeto, quanto de outras mulheres pioneiras na (des)construção literária.  

Lingua Lamina Festival Capão em Cena – Foto: Sabrina Sabrilha

Iniciada em agosto de 2024, com orientação de Jacqueline Pinzon e Lorena Sanchez, a Oficina de iniciação teatral para mulheres 50+ , Corpo Labareda criou um espaço de desenvolvimento teatral e pessoal. Através de exercícios e ensaios, as participantes puderam expressar emoções, compartilhar vivências e fortalecer a autoconfiança, estimulando-se mutuamente a ocupar seu lugar na sociedade de forma ativa e consciente. Durante o processo, essas mulheres trouxeram ao palco suas vozes e corpos maduros, revelando todo o seu potencial artístico, erótico e feminista, com foco no despertar sensorial e no reconhecimento da força presente em suas trajetórias.

Como resultado deste intenso trabalho será realizada a Mostra de processo da Oficina de iniciação teatral para mulheres 50+ Corpo Labareda, sob direção de Jacqueline Pinzon e produção de Lorena Sanchez (La Lola Produtora), onde os textos da oficina de escrita criativa com foco erótico “Palavra Nua” (orientada por Ana Dos Santos), serão apresentados, celebrando a força e a expressão das muitas mulheres participantes, com bate-papo ao final de cada encontro.

As apresentações, todas com entrada franca, acontecem nos dias 18 de outubro, entre 15h e 17h, no IFRS Campus Restinga e 21 de outubro, às 17h, no Espaço Cuidado Que Mancha.

O elenco conta com as participações de: Carla Damiani Polidori, Cristiane Milene de Araújo, Elisabete Floriano, Etilene Majolo Iessa Medeiros, Margarida Fernanda Griebeler, Maria Fernanda Novoa Zalduondo, Regina Freitas Silveira, Rosana Teresinha Simões, Sônia Mara, Têmis Nicolaidis e Tisiane Mordini de Siqueira.

Espetáculo “Língua Lâmina” na CCMQ

Entre 22 e 24 de outubro, é a vez do espetáculo Língua Lâmina entrar em cartaz. O espetáculo “Língua Lâmina” traz à cena a voz da pioneira da poesia erótica brasileira, Gilka Machado, oferecendo ao público uma experiência sensorial única, com odores, sabores e vídeo-poesias. Gilka, figura emblemática da literatura brasileira do século XX, foi sufocada pelos preconceitos de sua época. Agora, suas palavras ganham vida neste espetáculo que permeia por todos os sentidos.Desde 2020, a obra evoluiu de um sarau sensorial para um monólogo teatral, com direção e roteiro de Alexandre Malta, atuação e produção de Lorena Sanchez, e uma equipe de outros importantes colaboradores, que permite transpor o trabalho de uma pesquisa literária a uma performática forma de apresentar mulheres pioneiras da literatura.

As apresentações, com acessibilidade de Libras e Audiodescrição no dia 23, ocorrem no Teatro Carlos Carvalho, na Casa de Cultura Mário Quintana. Os ingressos gratuitos precisam ser retirados pelo site do Sympla.
A conclusão do projeto “Língua Lâmina: A Palavra Descentralizada” também culmina na produção de uma revista virtual, com os materiais produzidos pelas alunas durante as oficinas. 

PROGRAMAÇÃO
Corpo Labareda – Mostra de processo da Oficina de iniciação teatral para mulheres 50+Apresentações com entrada franca e bate-papo no encerramento
Classificação indicativa: 14 anos
Dia 18/10 (sexta-feira) entre 15h e 17h
IFRS Campus Restinga
Rua Alberto Hoffmann, 285 – Restinga, Porto Alegre/RS
Intervenção artística dentro da grade de programação da XIII Mostra Científica Campus Restinga

Dia 21/10 (segunda-feira), às 17 horas
Espaço Cuidado Que Mancha
Rua Damasco, 162 – Azenha, Porto Alegre/RS
para as mulheres do projeto Todas as Mãos de Mães e público geral
Ingressos via Sympla, a partir de 14/10
https://www.sympla.com.br/evento/corpo-labareda-mostra-teatral-lingua-lamina-a-palavra-descentralizada-cuidado-que-mancha/2685009

Espetáculo “Língua Lâmina”  
Datas: de  22 a 24 de outubro de 2024  
Teatro Carlos Carvalho, Casa de Cultura Mário Quintana  
Rua dos Andradas, 736 –  Centro Histórico – POA/RS
Entrada gratuita  (retirada de ingressos no Sympla) 
https://www.sympla.com.br/evento/lingua-lamina/2650949
Acessibilidade: Libras e audiodescrição no dia 23/10  
Classificação indicativa: 16 anos  

Fonte: Simone Lersch – Assessoria de Comunicação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.