Construsul inicia com grandes expectativas entre expositores
Teve início nesta terça-feira (15), no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, a 25ª Construsul – Feira Internacional da Construção. O primeiro dia do evento, que segue até esta sexta-feira (18), das 13 às 21 horas, foi marcado por grande movimentação de visitantes, lançamentos de expositores e reencontros entre empresas e seus clientes, após a maior tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul.
A abertura oficial da feira contou com execução do hino riograndense pela cantora lírica Cristina Sorrentino, além da presença de diversas autoridades e entidades do setor, assim como profissionais da construção civil. As enchentes que atingiram o estado em maio foram citadas por grande parte dos representantes, que destacaram a resiliência da categoria e do povo gaúcho.
Em sua fala, Paulo Richter, presidente da Sul Eventos Feiras Profissionais, promotora da Construsul, indicou que o ano foi de muitos desafios, sendo um deles a entrada de quase dois metros de água na FIERGS. “Além disso, algumas das empresas que expõem aqui foram atingidas. Isso nos preocupou muito, e a Construsul já deu apoio integral a essas empresas que, com certeza, estarão aqui no ano que vem, tornando esse evento ainda mais grandioso”, afirmou, agradecendo as autoridades e entidades pelo apoio recebido.
Ao mesmo tempo, Richter destacou que esses desafios também trouxeram oportunidades, já que esta edição conta com mais de 50 expositores que estão participando da feira pela primeira vez. “Estamos diante de um aquecimento do mercado devido à reconstrução do nosso estado. É o terceiro mês consecutivo que o RS apresenta mais admissões do que desligamentos nesse segmento, contribuindo para a recuperação econômica do setor”, avaliou. “Desejo aos visitantes que conheçam boas novidades aqui na feira e que nossos expositores façam bons negócios”, finalizou Richter.
A presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac) Porto Alegre, Vanessa Bizotto, parabenizou a todos os envolvidos na realização do evento. “É mais do que uma feira, é uma vitrine do que o nosso setor representa – trabalho duro, inovação e capacidade de transformar desafios em oportunidades. Que esta edição seja um sucesso, trazendo ainda mais crescimento”, apontou.
O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) Porto Alegre, Arcione Piva, parabenizou a Sul Eventos pela 25ª edição da Construsul. “Não é para os fracos realizar uma feira como esta, ainda mais considerando todos os acontecimentos que tivemos no Rio Grande do Sul”, disse.
Ao dar boas-vindas aos visitantes, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIEGRS) e presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Claudio Teitelbaum, indicou que o evento celebra a indústria da construção e reconhece seu papel vital no desenvolvimento da economia do país. “A Construsul tem sido, ao longo dos anos, uma referência de inovações tecnológicas, tendências e soluções que impulsionam o segmento. Neste momento emblemático, em que todos os esforços da sociedade gaúcha se voltam para a reconstrução, a Construsul se destaca com uma das grandes etapas desse movimento”, avalia.
Fazendo referência às dificuldades causadas pelas cheias, a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Nanci Walter, reforçou que o nicho da construção civil vai muito além das obras. “O nosso estado é de gente guerreira e que vai se reconstruir, e não fará isso sozinho, mas com o apoio de todos nós”, pontuou.
Por fim, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Júlia Evangelista Tavares, sinalizou a alegria em ver a cidade voltar a receber grandes eventos. “É um momento de reconstrução, de olhar para frente e de ter otimismo. O turismo de Porto Alegre é fortemente dependente do turismo de eventos, e a Construsul é uma grande feira, consolidada no calendário de eventos da cidade”, assegurou.
A solenidade finalizou com o descerramento da fita inaugural, e os visitantes foram convidados a conhecer os pavilhões da feira. Neste ano, a Construsul reúne 300 expositores e 41 entidades apoiadoras em uma área de 20 mil m². A projeção é de receber 30 mil visitantes e movimentar R$ 1 bilhão em negócios nos quatro dias de evento.
Expositores buscam aproximação com clientes e expansão nos negócios
Entre os expositores, as expectativas são as melhores possíveis. Além de retomarem o contato próximo com antigos consumidores e terem a oportunidade de fechar novas parcerias, as empresas esperam ganhar visibilidade no mercado e alavancar negócios não apenas durante a feira, mas também ao longo do ano.
Um dos expositores que projeta bons resultados é a Resicolor Tintas, fabricante de resinas, tintas e vernizes que marca presença na Construsul há mais de 20 edições. Este ano, a marca apresenta dois produtos em novas versões, sendo um deles o Vedasim Parede, com ação 12 em 1 que previne infiltração e microfissuras e pode, também, ser utilizado como acabamento final. Outra novidade é a Tinta Emborrachada Ouro, que além de prometer dez anos de durabilidade, garante melhorias no desempenho e na cobertura, graças à composição elástica que permite que o filme de tinta acompanhe a retração e dilatação da superfície, prevenindo o aparecimento de fissuras.
Sabrina dal Farra, responsável pelo marketing estratégico da marca, acredita que mais uma participação na feira será positiva, já que a Resicolor, empresa catarinense, está bem estabelecida no Rio Grande do Sul e poderá se relacionar com muitos clientes. “A Construsul é o local onde encontramos o mercado que é nosso maior comprador. E depois da tragédia que aconteceu, estávamos precisando reencontrar nossos clientes e apresentar esses novos lançamentos”, indica.
Com um mix de produtos em seu portfólio, a Graddus Acabamentos escolheu destacar, durante a Construsul, suas placas vinílicas flexíveis. Medindo 2,75 metros, são um diferencial no mercado, pois podem cobrir todo o pé direito das construções. Com isso, o objetivo da empresa, segundo a assistente de marketing Joéli Barrios, é conquistar novos compradores. “A Construsul é uma das maiores feiras do setor, então, temos expectativa de conhecer novos lojistas e expandir a marca”, afirma.
A Jimo já teve participação em cinco edições da Construsul, e neste ano apostou nos produtos para materiais de construção, como Jimo Cupim, Jimo Protecolor e Jimo Água-Repelente, além da linha de supermercado. Daniel Fayh, gerente comercial da marca, afirma que a participação na feira é um momento de gerar aproximação com clientes. “A Jimo é gaúcha, então, ela tem que estar presente na maior feira de construção civil do país”, ressalta.
E apesar de a empresa ter projetado 20% de crescimento para este ano, o valor precisou ser reconsiderado, também em razão da Construsul. “Todos sabem que este ano foi atípico, em função das enchentes, mas para nós está sendo muito bom. Reformulamos nossa projeção para 25% de crescimento, porque é possível chegar nesse valor, e a Construsul certamente alavanca isso”, aponta Fayh, anunciado que a Jimo está promovendo uma ação comercial durante o evento. “Praticamente toda nossa linha está com 5% de desconto para pedidos feitos no estande da Jimo na Construsul”, afirma o gerente comercial.
Seminário aborda inovação, tecnologia e segurança no setor
Os eventos paralelos promovidos durante a Construsul também fizeram sucesso já no primeiro dia. A feira oferece seminários, congressos e palestras técnicas com conteúdo para atualizar profissionais do setor e apontar as tendências para os próximos anos. O tradicional Seminário ITCON – Inovação e Tecnologia da Construção reuniu o público que queria saber mais sobre temas como retrofit em centros históricos, segurança nas edificações para veículos modernos, impressão 3D em concreto, construções industrializadas e inovadoras, estruturas de madeira engenheirada e sistema steel panel, por exemplo.
Na palestra “Construção Civil: do Artesanal 2.0 à Indústria 4.0”, o diretor da Cápsula Hub, Walker Massa, provocou os participantes a saírem do ciclo convencional de construção para buscar novas referências em benchmarkings e, até mesmo, outras indústrias, como a automobilística. “Se olharmos para as edificações de milênios atrás e para edificações de agora, temos no Brasil e em outros países uma estagnação do processo de evolução no setor de construção civil. E eu acredito que, para que essa evolução aconteça, precisaremos de agentes de transformação”, avaliou.
Além do seminário, que foi promovido pelo Sinduscon-NH e Sinduscom Vales, o primeiro dia de Construsul ainda contou com palestras sobre redução de pegada de carbono em estruturas de concreto estanques; como tornar as adversidades em conquistas; ICMS na cadeia de suprimentos de materiais de construção; e postura profissional.
SERVIÇO
Evento: 25ª Construsul – Feira Internacional da Construção
Data: até 18 de outubro de 2024
Local: Centro de Eventos FIERGS – Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS
Horário: 13 às 21 horas
Credenciamento: inscrições gratuitas para profissionais do setor através do website www.feiraconstrusul.com.br. É proibida a entrada de menores de 14 anos.
Promoção: Sul Eventos Feiras Profissionais
Mais informações: através do website www.feiraconstrusulbc.com.br e das redes sociais: www.instagram.com/feiraconstrusul e www.facebook.com/Construsul.
Fonte: Talenttare – Assessoria de Imprensa Construsul
Crédito: Guilherme Gargioni/Divulgação Sul Eventos