Street Expo Photo abre no próximo sábado em galeria a ceu aberto

Seguindo fiel à ideia original da Street Expo Photo (SEP), de trazer uma mescla ampla de olhares, a coletiva que já faz parte do calendário cultural de Porto Alegre chega à 7ª edição, reunindo o trabalho de 77 fotógrafos provenientes de 12 estados brasileiros, Portugal e Países Baixos. A abertura será realizada neste sábado, 7 de dezembro, a partir das 16h, no Pier da Usina do Gasômetro, sob a coordenação geral e curadoria de Marcos Monteiro. A curadoria adjunta ficou a cargo do paulistano Marcos Varanda, parceria que se repete desde a primeira edição. A visitação ocorre ao longo de 24h, até o dia 29 de fevereiro de 2025.

A exposição foi ampliada, contanto a partir desta edição, com 20 grandes painéis onde as fotografias, amplamente distribuídas, tem expografia que agrupa temáticas, cores expressões e outras relações, transformando o seu percurso em um fluxo contínuo de paixão, perplexidade e descobertas, de insgths e memórias , de encontros e do despertar de emoções que proporcionam um mergulho na expressão fotográfica e um grande incentivo à sua prática. Dentro do conjunto exposto foram convidados 11 fotógrafos de destaque nacional e internacional que são referência para muitos dos apaixonados pela fotografia, estando distribuídos com ênfase nos painéis onde participam. A partir de 2024, a mostra ocupará de forma permanente  o Pier da Usina do Gasômetro, um dos espaços mais icônicos e frequentados da cidade, que  fica de frente para o pôr do sol do Guaíba e toda a sua beleza.      

A SEP contempla iniciantes, amadores e  profissionais de variadas idades e vivências, oportunizando mais visibilidade e incentivo  a esta  interminável paixão do desenhar com luz e sombra. A valorização da democracia como única forma de construir sistemas sociais mais justos e com menos desigualdades é o mote da iniciativa. “Seguimos com a grande missão de diminuirmos distâncias de todas as utopias que validamos como metas atingíveis, destacando e expandindo o acesso à arte e à cultura, reforçando no seu caminho a coragem e a mais pura determinação“, afirma o fotógrafo e produtor cultural Marcos Monteiro.

SEP – Iara Tonidandel

A Fotografia é uma das mais amplas e democráticas formas de registro e memória da humanidade. Acessível de forma cada vez mais ampla,  nela se mesclam emoções e percepções, revelando um universo de possibilidades e modos de expressão que ganham potência, ultrapassando em muito o simples olhar. Misturando técnica e talento, inspiração e transpiração, é gerado um imenso e diverso caleidoscópio de imagens, onde estão refletidas diversas tipologias e formas do fotografar.

SERVIÇO
Abertura: 7 de fevereiro (sábado), a partir das 16h.
Local: Pier da Usina do Gasômetro (João Goulart, 551) – Centro Histórico de Porto Alegre
Encerramento: 29 de fevereiro de 2025.
Visitação: Diária, ao longo de 24h.
Contato: com o curador, Marcos Monteiro, pelo whatsapp  (51) 9935-0608 ou com a jornalista Vera Pinto (51) 99104-1372.
Entrada franca.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Vera Pinto
SEP – Ricardo Takamura -The Nowhere Place

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.