Theatro São Pedro realiza a entrega do Troféu Eva Sopher dia 17 de dezembro

A Secretaria do Estado da Cultura e a Fundação Theatro São Pedro promovem a sétima edição do Troféu Eva Sopher, homenagem à empreendedora cultural que por mais de 40 anos foi diretora do teatro mais antigo de Porto Alegre. A premiação ocorrerá no palco do Theatro São Pedro dia 17 de dezembro, às 19h, com entrada franca, e tem por objetivo valorizar personalidades públicas e instituições que colaboraram significativamente para a promoção da cultura em suas diferentes expressões. 

Os agraciados com o Troféu Eva Sopher 2024 serão: Banrisul (Destaque Institucional), as produtoras Jane Schoninger e Letícia Vieira (Destaque Cultural), a atriz Sandra Dani (Destaque artístico) e Maria da Conceição Leges (Destaque da Casa – funcionária do TSP há 21 anos). A cerimônia terá a apresentação musical do Instituto Sociocultural Afro-Sul – Odomodê e da ONG Sol Maior.

A Fundação Theatro São Pedro segue firme com a missão e os valores de Eva Sopher. A equipe, após anos de aprendizagem ao lado desta grande empreendedora da área cultural, permanece com o espírito inovador, com o cuidado em valorizar nossa história, por meio do Theatro São Pedro, e pensar no futuro, em novas plateias e nas novas formas de consumo cultural, unindo esses conceitos ao Multipalco, formando um grande complexo cultural no centro de Porto Alegre. A missão do Prêmio Eva Sopher é divulgar – tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas – figuras públicas e marcas organizacionais que fazem a diferença para a Cultura.

OS PREMIADOS

Categoria Instituição – BANRISUL
Fundado em 1928, a primeira agência foi criada na Praça da Matriz, ao lado do Theatro São Pedro, junto ao Tesouro do Estado, local onde mais tarde foi construído o Palácio da Justiça. Com inúmeros projetos de patrocínio voltado à cultura, o Banrisul é um grande amigo das artes de palco e já promoveu inúmeros espetáculos ao longo de sua história. Este ano, foi o protagonista de um importante festival de retomada aos artistas após a enchente de maio que assolou o nosso Estado: o festival Movimenta Cena Sul, que impactou mais de 500 profissionais das artes cênicas.

Destaque Cultural – JANE SCHONINGER (produtora cultural)
Graduada em Biblioteconomia pela UFRGS, possui especialização em Gestão de Projetos Sociais e Culturais e em Gestão Organizacional. Desde 1999 atua na gestão e produção de programas culturais e participa de comissões nacionais, estaduais e municipais para avaliação de editais na área cultural, bem como, colaborou em curadorias de importantes festivas de artes cênicas no país. Como coordenadora de artes cênicas e visuais no Sesc RS, atua como produtora executiva de festivais, mostras e circuitos sistemáticos de teatro, dança, circo e exposições. Participa também de redes nacionais de trabalho do Sesc, na qual contribui para a construção e desenvolvimento de políticas culturais realizadas pela Instituição.

Destaque Cultural – LETÍCIA VIEIRA (produtora cultural)
Formada em Marketing, com pós-graduação em Educação, Cultura e Diversidade, Letícia Vieira atua desde 1993 no mercado de produção cultural no Sul do país e já trabalhou por mais de duas décadas com Eva Sopher em projetos no Theatro São Pedro. Produtora artística de diversos segmentos da cultura, é diretora da Primeira Fila Produções desde 2013, participou de diversos eventos culturais, na programação e produção de aparelhos culturais e programas como a Feira do Livro de Porto Alegre, Porto Alegre em Cena, Acústicos RS, Mostra Cinema e Direitos Humanos, MIaC – Mostra Internacional de Arte Contemporânea, FUMPROARTE, entre outros. 

Destaque Artístico – SANDRA DANI (atriz)
Sandra Dani nasceu em Porto Alegre, é bacharela em Psicologia pela PUC e Bacharela em Interpretação Teatral pela UFRGS, com Mestrado em Interpretação Teatral pela Universidade de Nova Iorque. Foi Professora do Departamento de Arte Dramática da UFRGS de 1976 a 1999, e recebeu inúmeros troféus como de Melhor atriz, como Prêmio Braskem, Prêmio Açorianos, Festival de Cinema de Gramado, entre outros.

Destaque da Casa – MARIA DA CONCEIÇÃO DORNELES LEGES
Maria trabalha conosco há 21 anos e é coordenadora de serviços gerais do Theatro São Pedro. Sua trajetória reflete o cuidado e o compromisso com cada detalhe que torna nosso espaço único. Maria é um exemplo de profissionalismo, garantindo que o Theatro seja sempre impecável para receber artistas, técnicos e público. Hoje, celebramos sua história e contribuição inestimável, entregando o Troféu Eva Sopher como reconhecimento de sua longa e exemplar caminhada conosco

Fonte: Theatro São Pedro – Imprensa
Maria da Conceição Leges, Letícia Vieira, Sandra Dani, Jane Schoninger, e Banrisul são os contemplados com o prêmio neste ano.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.