Press Café lança franquia após 23 anos de espera e já estreia com três unidades vendidas em cidades estratégicas

O Press Café dá um novo e importante passo na sua trajetória. Após 23 anos de história e mais de 50 prêmios conquistados, a marca estreia no mercado de franquias e já comemora a venda das três primeiras unidades, que serão inauguradas em Porto Alegre, Passo Fundo e Balneário Camboriú a partir do segundo semestre de 2025.
A novidade marca a expansão do Grupo Press, maior grupo multimarcas do setor gastronômico no Sul do país, fundado pela publicitária Carla Tellini, CEO da marca. Com blend e torra exclusivos, cafés de origem controlada e baristas premiados nacional e internacionalmente – com participações em competições de barismo e latte art em países como Dinamarca e Austrália -, o Press Café traz em seu DNA a busca pela excelência — agora também disponível para investidores que desejam fazer parte de uma marca consolidada e em plena expansão.
Um dos diferenciais do Press Café está na matéria-prima: grãos de café de origem controlada, provenientes da centenária Fazenda Pessegueiro, que soma mais de 150 anos de tradição e diversos reconhecimentos. A torra e o blend exclusivos garantem a cada xícara uma assinatura única, que vem conquistando públicos e prêmios desde a fundação da marca. Soma-se a isso as receitas exclusivas de bebidas quentes e geladas a base de café, desenvolvidas pelo time de baristas, como cappuccinos e lattes elaborados com leite tipo A e servidos em xícaras de porcelana importadas de Portugal.
Inspirado nas tradições da confeitaria francesa e austríaca, o Press Café adota um refinado padrão europeu, percebido na atenção minuciosa aos detalhes e na excelência técnica de suas criações. Entre os destaques da confeitaria, estão os delicados folhados — como a premiada mil-folhas — e os doces preparados com massa choux, como os clássicos éclairs, que seguem rigorosamente as técnicas tradicionais.

Para além da pâtisserie, as unidades do Press Café oferecem um cardápio completo para almoço e jantar, com pizzas de receita exclusiva montadas na hora, sanduíches em baguete francesa, saladas especiais e quiches artesanais. Esses itens são produzidos na indústria própria do grupo, instalada em um prédio de 1.000 m² que combina tecnologia de ponta com o trabalho manual apurado, utilizando ingredientes nobres como manteiga pura (em vez de gordura hidrogenada), pistache e fava de baunilha importados. A produção interna responde por 90% do mix comercializado, assegurando frescor, padronização e qualidade em cada produto.
Atualmente com quatro unidades próprias em Porto Alegre (Moinhos Shopping, BarraShoppingSul, Shopping Iguatemi e Hospital Nora Teixeira), a marca mira novos horizontes: a expansão tem foco inicial em Santa Catarina e Paraná, priorizando pontos estratégicos como shoppings, open malls, hospitais, centros culturais e museus.
As primeiras inaugurações já têm data marcada. A estreia será no Passo Fundo Shopping, seguida pela abertura de unidade em novo shopping de Porto Alegre. Em Balneário Camboriú, a chegada do Press Café marca o início da operação em Santa Catarina.
Franquia segura, rentável e com suporte completo
O modelo de franquia foi desenvolvido para garantir segurança, suporte completo e rentabilidade. São dois formatos disponíveis — loja de rua e loja de shopping — com investimento inicial a partir de R$ 600 mil, além da taxa de franquia de R$ 70 mil. O capital de giro varia de R$ 40 mil a R$ 50 mil, conforme o tipo de operação.
Com metragens entre 70 m² e 200 m², as unidades podem ser lojas ou quiosques. Os royalties são de 5% sobre o faturamento bruto, e o fundo de propaganda, de 1%. O faturamento mensal pode chegar a R$ 400 mil, com prazo estimado de retorno entre 20 e 30 meses. Segundo o Grupo Press, franquias bem localizadas e com boa gestão podem ultrapassar R$ 5 milhões de faturamento anual.
Com marca consolidada, produto diferenciado e um plano de expansão bem estruturado, o Press Café projeta alcançar a marca de 100 franquias em operação até 2029, levando sua experiência premiada a novas regiões do país.
Como tudo começou
O Grupo Press existe desde 2002. É considerado o maior grupo gastronômico multimarcas do sul do Brasil e faz a gestão dos restaurantes Press Bar Restaurante, Bah, A Cantina do Press e Press do Cais; da rede de cafeterias Press Café; da indústria de doces e confeitaria Presstisserie, da rede Ô Xiss, da marca Pê Éfe exclusiva para delivery e da Press tô go – lojas de autosserviço no formato vending machine destinadas a locais de grande fluxo como hospitais, condomínios e aeroportos, além do ene. tê, o Press do Nora, localizado dentro do Hospital Nora Teixeira. Ao longo destes 23 anos, já conquistou mais de 50 premiações regionais e nacionais.
Fonte: Tati Feldens | Assessoria de Imprensa