Espetáculo inédito da Cia Rústica, Cabaré do Tempo terá apresentação gratuita no Teatro Simões Lopes Neto neste domingo

Novo palco dos gaúchos, o Teatro Simões Lopes Neto recebe neste domingo, dia 11 de maio, às 18h, o último espetáculo da sua programação de inauguração, que vem sendo realizada pela  Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) por meio da Fundação Theatro São Pedro e da Associação Amigos do Theatro São Pedro, com patrocínio do Banrisul. O encerramento da agenda especial será com uma apresentação gratuita do espetáculo Cabaré do Tempo – Para Lembrar do Futuro, desenvolvido pela Cia Rústica especialmente para o novo palco. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no site www.theatrosaopedro.rs.gov.br ou, no dia da apresentação, conforme disponibilidade, a partir das 17h.

A montagem, com direção musical de Simone Rasslan e direção cênica de Patricia Fagundes, apresenta uma dramaturgia que mistura canções e palavras, reflexão e pandeiros, humor e poesia, teatro e show musical. O espetáculo propõe um percurso que visita diversos tempos da nossa vida e do mundo: o tempo do relógio, tempo de luta, tempo da ciência, tempo de amor, tempo de luto, tempo de festa.

O elenco é composto por oito artistas, entre eles Mirna Spritzer, Madalena Rasslan, Phill, Diego Nardi e Bruno Fernandes, que cantam e atuam, além da própria Simone, que ainda toca piano ao vivo, ao lado de Priscilla Colombi na bateria e Brenno Dinápoli no baixo. Entre as participações especiais, estão a sambista e atriz Pâmela Amaro, a atriz Sandra Possani e outras pessoas convidadas (que inclui um coro surpresa no final).

A obra nos provocará a pensar sobre o tempo, da vida e do mundo, da relação entre gerações, sobre a memória das que vieram antes. É um evento gratuito, pensado com muito afeto para celebrar o encerramento da programação de inauguração do Teatro Simões Lopes Neto, justamente no Dia das Mães. E ter um espetáculo gaúcho, idealizado por uma diretora mulher, professora e multiartista – que provoca em suas obras pautas urgentes de diversidade, decolonialidade, patriarcado, gênero e raça – faz uma costura, um fechamento completamente conectado e alinhado ao sentido do pensamento curatorial desenvolvido para a inauguração“, comenta Gabriela Munhoz, diretora artística da Fundação Theatro São Pedro.

Cabaré do Tempo – Para Lembrar do Futuro é uma uma experiência cênica para lembrar do futuro que imaginamos, do que fomos, somos e podemos ser, para celebrar a vida, a arte e o tempo que nos faz. Há uma conexão muito forte entre música e teatro, nesse imaginário de cabaré que mobilizamos, através da parceria criativa com Simone Rasslan, essa fantástica artista e professora que faz todo mundo cantar e escutar”, completa a diretora Patricia Fagundes.

O espetáculo festivo e poético também celebra os 21 anos de atividades e invenções da Cia Rústica, importante núcleo de criação cênica do Rio Grande do Sul, reconhecido por propor uma linguagem aberta que dialoga com múltiplos tipos de público. O coletivo também assina os elogiados Cabaré do Amor Rasgado e Cabaré da Mulher Braba

Sobre a programação de inauguração do Teatro Simões Lopes Neto
A agenda especial de inauguração contou com dez espetáculos, que exploraram simultaneamente ou individualmente linguagens como teatro, dança, circo e música, distribuídos em 23 sessões desde o dia 27 de março, quando o espaço abriu as portas. A agenda abrigou diferentes temáticas, além de homenagear o escritor e jornalista pelotense João Simões Lopes Neto, considerado o primeiro grande nome da literatura do Rio Grande do Sul, e ainda incentivou a criação de novas montagens, envolvendo diferentes artistas e grupos do Estado.

Passaram pelo novo palco a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) com Turandot, ópera em três atos do compositor italiano Giacomo Puccini; o Grupo Grial, de Recife, fundado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna e pela coreógrafa Maria Costa Rêgo, com a montagem de dança contemporânea Uma Mulher Vestida de Sol; a bailarina Emily Borghetti com o espetáculo Chula; e a Orquestra Theatro São Pedro celebrando 40 anos de atividades ininterruptas em concerto que contou com a participação do premiado pianista Cristian Budu e dos maestros Evandro Matté, Antônio Carlos Borges-Cunha, Lutero Rodrigues e Fredi Gerling.

Depois deles, também se apresentaram no novo teatro o coletivo argentino La Buena Moza, com o espetáculo Dementes; o Grupo Entremez de Teatro, de Pelotas, com uma remontagem da comédia dramática A Viúva Pitorra, assinada por Valter Sobreiro Junior; os atores Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Iano Salomão e Camila Nhary com a premiada peça Tom na Fazenda; além de Andrea Beltrão com o monólogo Lady Tempestade. O Grupo Tholl também passa pelo novo palco nesta semana, apresentando o espetáculo Lendas do Sul nos dias 9 e 10 de maio.

SERVIÇO
Espetáculo Cabaré do Tempo – Para Lembrar do Futuro, da Cia Rústica
Dia 11 de maio, domingo, às 18h
Teatro Simões Lopes Neto, no Multipalco Eva Sopher (entrada pela Rua Riachuelo, 1089, ao lado do estacionamento)
Gratuito, mediante retirada antecipada de ingressos no site www.theatrosaopedro.rs.gov.br ou, no dia da apresentação, conforme disponibilidade, a partir das 17h

FICHA TÉCNICA
Cabaré do Tempo – Para Lembrar do Futuro
Autor: Cia Rústica
Direção cênica: Patricia Fagundes
Direção musical: Simone Rasslan
Elenco: Simone Rasslan, Mirna Spritzer, Priscilla Colombi, Madalena Rasslan, Phill, Diego Nardi, Bruno Fernandes e Brenno Dinápoli
Participações especiais: Pamela Amaro, Sandra Possani e convidados surpresa
Música ao vivo: Simone Rasslan (piano), Priscilla Colombi (bateria) e Brenno Dinápoli (baixo) 

Fonte: Jéssica Barcellos – Jornalista
Elenco é composto por oito artistas que cantam, tocam e atuam Crédito: Adriana Marchiori

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.