Estação Brincar leva arte, educação e sustentabilidade a escolas públicas do RS

Porto Alegre será um dos palcos da segunda edição de uma ação cultural que une arte, educação e consciência socioambiental: Estação Brincar: teatro e formação sustentável para escolas. Realizado pela companhia Tribu di Arteiros, o projeto promoverá a instalação de playgrounds e brinquedotecas em escolas públicas, além de levar o espetáculo Estação Tac Tic e uma série de atividades formativas para ampliar o acesso à cultura de forma gratuita e inclusiva. O Estação Brincar tem como prioridade a criação de espaços permanentes de brincar, que estimulam a criatividade, a convivência e o desenvolvimento saudável das crianças.
Ao todo, o projeto beneficiará diretamente oito escolas públicas de Porto Alegre, Canoas e Montenegro, 1.600 crianças com apresentações teatrais, 480 crianças com oficinas criativas e 120 professores com formação continuada. Por meio da linguagem do palhaço e da dramaturgia sensível, o espetáculo Estação Tac Tic será apresentado de 10 a 12 de julho. Crianças de 7 a 12 anos são convidadas a refletirem sobre o tempo, as relações humanas, habilidades de comunicação e a preservação do planeta, de maneira acessível. A história é sobre uma palhaça que, ao se envolver nas brincadeiras com as crianças da plateia, perde o trem de forma recorrente.
“O Estação Brincar nasce do desejo profundo de levar arte para dentro das escolas, transformando os espaços, despertando encantamento nas crianças com arte, afeto e criatividade. Acreditamos que o brincar, a escuta e a expressão artística são caminhos potentes para transformar o cotidiano de crianças e educadores, despertando o olhar para o coletivo, para o cuidado com o outro e com o planeta,” afirma Rosmeri Lorenzon, criadora do projeto, atriz e diretora da companhia Tribu di Arteiros.
O projeto oferecerá, ainda, workshops para crianças sobre a criação de malabares com materiais recicláveis, brinquedos antigos utilizando retalhos e outros materiais de descarte e a construção de bonecos teatrais a partir de materiais descartados. Também estão previstas capacitações para professores trabalharem com seus alunos, que visam o desenvolvimento de métodos criativos de ensino com práticas do teatro, da dança e do circo. Os playgrounds e brinquedotecas serão entregues ao final do projeto como legado permanente às escolas, proporcionando um ambiente lúdico contínuo que estimula a imaginação, a autonomia e o convívio entre os alunos.

“O Estação Brincar quer resgatar a forma de brincar como ferramenta de desenvolvimento humano, com destaque para a criatividade e a formação cidadã. A arte é uma poderosa ferramenta de transformação social e pretendemos ampliar o acesso à cultura e contribuir para uma formação mais consciente e engajada com o futuro do planeta“, comenta Luciana Tondo, sócia da Amora Produções Culturais e responsável pela execução do projeto.
A proposta de instalação de espaços de brincar assume protagonismo, reforçando o compromisso com espaços educativos que valorizam o lúdico como parte essencial da aprendizagem. O projeto Estação Brincar: teatro e formação sustentável para escolas é realizado pela companhia Tribu di Arteiros e conta com a produção executiva da Amora Produções Culturais, patrocínio da John Deere e realização Pronac 236291, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura.
Alinhamento com os ODS e critérios ESG
O Estação Brincar está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ao promover educação de qualidade, inclusão social e comunidades sustentáveis. Também responde aos princípios ESG, com foco no “S” de impacto social e no “E” de sustentabilidade ambiental, ao trabalhar com reciclagem e reaproveitamento de materiais nos processos pedagógicos.
Escolas de Porto Alegre contempladas:
10/7 – Escola Migrantes – Porto Alegre/13H30 às 17H – Apresentação teatral e workshop para crianças.
11/7 – Escola Décio Martins – Porto Alegre / 08H30 às 12H – Apresentação teatral e workshop para crianças.
12/7 – Escola Migrantes – Porto Alegre/ 8h30 às 11h30 – Workshop para professores.
Ficha Técnica
Coordenação Geral-– Tribu di Arteiros
Coordenadora geral, atriz, palhaça, diretora e criadora do espetáculo ”Estação Tac-Tic” – Rosmeri Lorenzon
Técnico de som do espetáculo ”Estação Tac-Tic” – Luiz Manoel Oliveira
Figurino do espetáculo ”Estação Tac-Tic” – Titi Lopes
Trilha sonora do espetáculo ”Estação Tac-Tic” – Tiago Kreutz
Professoras da formação para professores – Rosmeri Lorenzon e Anelise Flôres
Professores do workshop de brinquedos recicláveis para crianças – Endrius Prates, Luiz Manoel Oliveira e Patricia Sperb
Produção Executiva – Amora Produções
Produtoras executivas – Luciana Tondo e Francielle Daltrozo
Assistente de produção – Maria Clara Viegas
Fonte: Fernanda Calegaro Comunicação
@OXGNSTUDIO