Férias de julho impulsionam viagens de brasileiros ao verão europeu

Com a chegada das férias escolares, muitos brasileiros aproveitam o período para viajar e fugir do frio. Enquanto o inverno avança no Hemisfério Sul, a Europa vive uma das estações mais encantadoras e coloridas para explorar o velho continente. No verão as cidades europeias ganham uma energia vibrante, com dias mais longos, clima agradável e uma programação intensa de festivais, eventos culturais e atividades ao ar livre.
Com o movimento intenso de viajantes nessa época do ano, o planejamento se torna essencial para que as famílias desfrutem de momentos incríveis sem contratempos. A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) – que reúne 200 empresas e profissionais capacitados e experientes em pacotes e roteiros personalizados – destaca alguns dos destinos mais cobiçados neste período, além de dicas para aproveitar ao máximo cada experiência.
Por que aproveitar o verão europeu?
A estação mais quente no Hemisfério Norte iniciou em 21 de junho e segue até 22 de setembro, transformando destinos clássicos como França, Itália, Portugal e Espanha em verdadeiros centros de experiências culturais e sensoriais. O sol se põe depois das 21h em muitas regiões, favorecendo passeios prolongados, banhos de mar, jantares ao ar livre e visitas a pontos turísticos com horários estendidos.
“Voltei recentemente de Portugal e Espanha, dois destinos muito apreciados pelos turistas brasileiros“, conta Victor Hugo Almeida, vice-presidente de Relações Institucionais da ABAV-RS. “Neste período de julho, as temperaturas estão mais elevadas, as cidades mais vibrantes, com as pessoas aproveitando mais as ruas, atrações e passeios ao ar livre, além do comércio que atende por um período mais prolongado.”
Lisboa tem sido uma das principais portas de entrada dos brasileiros na Europa, tanto pelo voo direto que nos conecta à Portugal como também pelo idioma. “A cidade está em constante modernização, mas sem perder suas raízes culturais, e ainda oferece a vantagem da língua para os brasileiros que visitam pela primeira vez”, destaca Victor.
Para quem gosta de praia, no sul de Portugal, a região do Algarve concentra algumas das praias mais belas e bem estruturadas para famílias, como Lagos, Portimão, Albufeira e Faro. “Essas localidades oferecem excelente infraestrutura, com hotéis e restaurantes preparados para receber bem casais com crianças ou adolescentes”, explica o vice-presidente da ABAV-RS.
Já no litoral espanhol, o mar mais quente e as paisagens paradisíacas das Ilhas Baleares, como Ibiza, Formentera, Maiorca e Menorca, têm apelo especial para os turistas. “Mas mesmo as grandes cidades, como Madrid, Saragoça e Valência, atraem pela vida urbana intensa, com centros históricos pulsantes e opções gastronômicas funcionando até mais tarde, como bares e cafés”, acrescenta Victor.
Para a diversão dos pequenos, a Espanha também oferece atrações específicas, como o Parque Warner Madrid. “É uma alternativa divertida para famílias que querem equilibrar os passeios culturais com lazer para todas as idades“, recomenda.
Planejamento faz a diferença
Por coincidir com a alta temporada, o verão europeu atrai não só turistas estrangeiros como também os próprios europeus em férias, o que torna o período um dos mais concorridos do ano. O cenário, portanto, exige planejamento. Contar com o suporte de uma agência de viagens pode fazer toda a diferença para garantir economia, segurança e roteiros mais adequados.
Se por um lado a estação oferece uma infraestrutura turística completa, por outro, é marcada por preços mais altos e grande movimentação nos principais atrativos. Hotéis lotados, filas nos museus e passagens aéreas com tarifas elevadas são alguns dos desafios comuns dessa época, que podem ser driblados ao organizar a viagem com antecedência.
“É justamente nesse ponto que a atuação das agências de viagens faz a diferença”, reforça Victor Almeida. “Além de oferecer orientações precisas sobre os melhores períodos, destinos alternativos e experiências personalizadas, o agente pode garantir reservas com antecedência, tarifas mais competitivas e, claro, fornecer todo o suporte em caso de imprevistos.“
A agência se torna um parceiro estratégico na viagem, alguém que acompanha as tendências do turismo global, conhece os destinos de perto e pode oferecer acesso a experiências exclusivas com mais tranquilidade e segurança.
Ainda dá tempo?
Com o verão europeu a pleno vapor, ainda dá tempo de embarcar rumo a uma experiência inesquecível no velho continente? Para Victor, o ideal para quem começa a planejar agora e ainda quer aproveitar o clima quente na Europa é viajar em agosto ou setembro. Ou então, começar desde já a organizar seu roteiro para julho de 2026, com tarifas muito mais interessantes e tempo para pesquisar e reservar seu ingresso nas atrações mais concorridas.
No entanto, ele também reforça o bom momento para organizar a viagem de final do ano, quando as férias escolares no Brasil são mais longas e permitem aproveitar o verão em destinos nacionais ou mesmo na América do Sul. E destaca locais como o Caribe, com um clima ameno o ano todo e estrutura preparada e tranquila para receber famílias.
“Sugiro que as pessoas avaliem em termos de clima o que desejam aproveitar e a partir disso consultem suas agências de viagem, que estarão super capacitadas para oferecer as opções de destinos mais adequados para o período e as atividades turísticas que mais se encaixam no perfil dos viajantes“, conclui Victor.
Fonte: Andressa Griffante – Jornalista
Aldeia turística de Alvor, no Algarve, sul de Portugal. Foto: Victor Hugo Almeida