Dezoito Estações de Outono, espetáculo de dança Butoh com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama estará no CHC Santa Casa

Segundo trabalho dos bailarinos Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama, Dezoito Estações de Outono traz o lirismo da arte butoh para o palco, propondo uma reflexão das mais urgentes e importantes: as relações dos seres humanos com os ciclos da natureza e com a passagem do tempo. Para isto, o espetáculo explora as variações de uma mesma estação, que lentamente transforma as cores, alterando a percepção da passagem do tempo, e nos convida a mergulhar na poesia do movimento. Através da linguagem do butoh em um encontro entre Brasil e Japão, os bailarinos trazem à cena suas memórias vivas, buscando viver a dança como uma espécie de ritual para tocar o sagrado e desejar um mundo mais humano. Com direção de Etsuko Ohno, matriarca da família Ohno, o espetáculo integra o Edital de Ocupação de Artes Cênicas do CHC Santa Casa. Por esta montagem os bailarinos foram indicados a Melhor Intérprete no Prêmio Açorianos de Dança 2024, e Ana também foi indicada ao Prêmio Quero-Quero de Artes Cênicas.

A diretora Etsuko Ohno casou-se com Yoshito Ohno, filho de um dos criadores do butoh, Kazuo Ohno. Figurinista e maquiadora, acompanhou as apresentações da dupla em diversos pontos do mundo, até o falecimento de Kazuo sensei em junho de 2010 e o de Yoshito sensei em janeiro de 2020. Hoje mantém o lendário Kazuo Ohno Dance Studio no Japão. Na assistência de direção está Mikako Ono, filha de Yoshito Ohno que desde cedo acompanhou o pai e o avô em suas turnês pelo mundo. Aos 15 anos começou a auxiliar sua mãe na criação de figurinos e maquiagem que consagraram as obras de Kazuo e Yoshito Ohno. No início de 2023 veio a Porto Alegre com Etsuko Ohno para co-dirigir a estreia do espetáculo O Sussurrar da Cigarra, de Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama.

Bailarina com formação em dança moderna na Martha Graham School of Contemporary Dance, Ana Medeiros participou de um evento em 2014 que a inseriu neste universo do butoh: o ImpulsTanz, festival em Viena onde estudou essa dança com Ko Murobushi. Em 2015, iniciou seu projeto de pesquisa e estudo do butoh com Yoshito Ohno no Kazuo Ohno Dance Studio no Japão. Hoje seu trabalho é voltado à prática desta vertente, tendo realizado cinco residências com o mestre Yoshito Ohno. Em sete anos de atividades com a modalidade em Porto Alegre, mantém uma programação ativa de aulas, workshops e intensivos, bem como espetáculos e intervenções artísticas.

Natural de Osaka, Japão, Hiroshi Nishiyama embarcou para Yokohama nos anos 90 onde, por 20 anos, estudou com Kazuo Ohno, frequentando o Kazuo Ohno Dance Studio e participando das aulas com Yoshito Ohno. Em 2016, vem ao Brasil pela primeira vez para dançar o espetáculo Caminhos pelos Quais com Ana Medeiros. Participa das duas edições da Semana Butoh em Porto Alegre e São Paulo. Atualmente reside em Porto Alegre. Em colaboração com Ana Medeiros, criou e apresentou os espetáculos A Música Não Tocada, O Sussurrar da Cigarra e Dezoito Estações de Outono.

FICHA TÉCNICA
Direção: Etsuko Ohno
Assistente de direção: Mikako Ono
Elenco: Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama
Iluminação: Carol Zimmer
Cenário: Rodrigo Shalako
Técnica de som: Virginia Cigolini
Classificação indicativa: a partir de 10 anos
Duração: 55 minutos

DEZOITO ESTAÇÕES DE OUTONO – com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama
01 e 02 de agosto, às 20h
Espetáculo com LIBRAS dia 01/08
Teatro CHC Santa Casa – Av. Independência, 75
Ingressos: R$ 50,00 e R$ 25,00
À venda na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/dezoito-estacoes-de-outono/3036521?

Redes do CHC Santa Casa
https://www.instagram.com/chcsantacasa
https://www.facebook.com/CHCSantaCasa

Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação – 35 anos
Dezoito Estações- Foto: Takanori Kawahara

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.