Encouraçado Butikin celebra legado artístico de Vitório Gheno e Paulo Gasparotto com exposição no dia 29 de julho

Na próxima terça-feira, dia 29 de julho, a partir das 18h30, o Encouraçado Butikin, ícone da boemia porto-alegrense com alma de galeria de arte, abre suas portas para uma noite de celebração à arte, à memória e à amizade. A casa, que nasceu sob o signo das artes plásticas na década de 1960, recebe uma exposição inédita com telas e desenhos de Vitório Gheno — muitos deles responsáveis por ilustrar, ao longo de décadas, as emblemáticas colunas de Paulo Gasparotto em veículos como Zero Hora e Correio do Povo, além de obras de outros artistas.
A mostra, que também terá obras à venda, destaca a profunda ligação entre os dois grandes nomes da cultura gaúcha. “São registros de uma longa amizade que acompanhou os costumes da sociedade, dos golfistas, polistas e da vida de Porto Alegre, Punta del Este e outras paragens. Substituindo as fotografias, com imaginação e talento do nosso mestre, merecidamente homenageado”, afirma Gasparotto, hoje com 88 anos, em referência ao traço elegante e cheio de personalidade de Gheno, que acaba de completar 102 anos.

A exposição também reverencia a história do próprio Encouraçado Butikin, que teve sua origem no porão de um antigo sobrado da Avenida Independência, número 936, inicialmente ocupado por uma galeria de arte da decoradora Emília Schneider. Foi ali que Vitório Gheno deu os primeiros retoques no espaço, antes do arquiteto Milton Mattos dar continuidade aos projetos, e encomendar ao escultor Xico Stockinger a criação da placa com o nome da casa — uma obra única do artista, selando a vocação cultural do local.
Sofia Refinetti Teixeira, atual responsável pelo Butikin, ao lado do médico Ricardo Teixeira, resgata com sensibilidade esse vínculo com a arte. “Manter viva a ligação com as artes plásticas, com os livros, com a cultura, é devolver à casa o espírito com o qual ela nasceu. Esta exposição é também uma homenagem a esse passado elegante e criativo que Porto Alegre ainda guarda em sua memória”, comenta Sofia.
Duas lendas vivas, quase dois séculos de vivência e contribuição para o cenário cultural do país — Vitório Gheno e Paulo Gasparotto dividem o protagonismo desta noite especial que promete emocionar antigos frequentadores e novas gerações.
SERVIÇO
Vernissage em homenagem a Vitório Gheno e Paulo Gasparotto
29 de julho | 18h30
Av. Independência, 936
Apoio Salton Gold
Fonte: Tati Feldens – Assessoria de Imprensa
Crédito: Dani Barcellos