Porto Alegre ganha 760 bancos e floreiras sustentáveis para áreas de convívio público
Com o objetivo de revitalizar e decorar áreas de convívio público e, ao mesmo tempo, abordar temáticas da reciclagem e da circularidade junto à comunidade, 380 floreiras e 380 bancos feitos a partir de plástico reciclado estão sendo entregues à Prefeitura de Porto Alegre a partir deste mês de julho. A iniciativa articulada pela Braskem em parceria com a Pacifil Brasil, de Sapiranga, é resultado de uma mobilização de empresas da química e do plástico para ajudar na reconstrução do Estado.
Na capital, a ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). O primeiro espaço a receber floreiras e bancos fica localizado em frente à E.E.E.F. Professor Afonso Guerreiro Lima, no bairro Santa Tereza, na Zona Sul. As demais entregas serão realizadas em espaços públicos e praças em comunidades de Porto Alegre que serão definidas pela SMSUrb.
Cada floreira – que também pode ser utilizada eventualmente como coletor de resíduos – é resultado do uso de 7.875 sacos/sacolinhas plásticas recicladas. Para produção destas 380 floreiras foram usadas cerca de 2.992.500 unidades.
Já para cada banco, este número mais do que dobra: são 18.337 sacos/sacolinhas plásticas recicladas que foram utilizadas como matéria-prima para a confecção do mobiliário, o que resultou em 6.968.060 embalagens recicladas para o montante de 380 unidades.
A entrega em Porto Alegre integra o montante de 1,7 mil itens do mobiliário que estão sendo doados pela Braskem para seis municípios gaúchos. As cidades de Triunfo, Rio Grande e Montenegro receberam os itens em dezembro, maio e julho passado, respectivamente. Até o final do ano, as doações irão chegar, ainda, a Nova Santa Rita e Osório.
“Em diferentes cenários e situações do nosso dia a dia, o plástico, a circularidade e a reciclagem são soluções que impactam positivamente a vida das pessoas e das comunidades. No contexto de reconstrução e remobilização que o Rio Grande do Sul ainda atravessa, isso não é diferente. O total de 760 mobiliários urbanos entregues consumiu expressivos 9.960.560 de sacos ou sacolas plásticas em sua fabricação, contribuindo para a sustentabilidade, o ambiente e a melhoria de espaços públicos da nossa Capital”, explica o gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.
“Nós somos muito gratos pela parceria com a Braskem em vários momentos da história da cidade, mas especialmente transformar plástico em bancos e floreiras. Têm sido feitas boas doações para o município e aqui tem um simbolismo, nós estamos de frente para uma escola e escola é exatamente isso, lugar de sustentabilidade e cuidado com a cidade. O desafio agora é cuidar desse espaço público e embelezar outros“, afirma Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre.
“É uma importante parceria com a Braskem que reforça nosso compromisso com a revitalização dos espaços públicos da cidade e com a sustentabilidade. A doação das floreiras e dos bancos não só embelezam a paisagem, como também trazem mais conforto em espaços de convivência para a população”, destaca o secretário de Serviços Urbanos. Vitorino Baseggio.
“Uma das nossas missões é qualificar os espaços públicos da cidade. Esta ação proporciona áreas de convivência mais confortáveis para a população e tem custo zero ao município. É importante lembrar que os cidadãos também devem cumprir com a sua parte, ajudando a cuidar e preservar o mobiliário novo“, enfatiza o secretário municipal de Parcerias, Giuseppe Riesgo.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial
Porto Alegre ganha 760 bancos e floreiras sustentáveis para áreas de convívio público
Foto: Eduarda Ferreira
