Evento do Instituto Horizontes sobre diagnóstico e tratamento precoce de TEA promoveu aprendizado e reflexão

Nos dias 15 e 16 de agosto de 2025, Porto Alegre recebeu um importante evento para debater o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Promovido pelo Instituto Horizontes, a Jornada Científica teve como tema “Psicanálise e Epigenética: Clínica de bebês de risco de TEA” e contou com a presença de um dos nomes mais importantes da área, a psicanalista franco-brasileira Marie-Christine Laznik. Cerca de 400 profissionais de diversas áreas de atuação, como psicólogos, fonoaudiólogos, pediatras, neurologistas, terapeutas ocupacionais e profissionais da educação de vários estados do país participaram da formação tanto presencialmente, como online.

O Hotel Plaza São Rafael foi palco de conferências importantes e debates de casos clínicos, principalmente focados nos avanços em epigenética e intervenções com bebês entre quatro e nove meses — faixa etária em que é possível detectar sinais precoces de TEA. “O evento foi um sucesso. Pudemos promover momentos ricos de aprendizagem para diversos profissionais de diversas áreas que podem aplicar os ensinamentos em seus consultórios“, comenta Renata Vives, uma das idealizadoras da Jornada.

A psicóloga e neuropsicóloga Angela Costa, de São Paulo, participou de forma presencial do evento, o que foi para ela uma experiência de profundo aprendizado e reflexão. “Essa jornada deixou marcas importantes, fortalecendo em nós a certeza de que o trabalho interdisciplinar e o diálogo entre diferentes campos do saber são caminhos essenciais para a clínica atual”, explica. “Marie Christine Laznik foi generosa em compartilhar todo o seu conhecimento. Assim, nos inspira e fortalece na construção de um trabalho mais ético, humano e atento às singularidades de cada bebê e de cada família“, diz.

Essa Jornada trouxe um aprimoramento muito importante e necessário a todos os profissionais que atuam com a Clínica de Bebês com fatores de risco de desenvolvimento”, comenta a fonoaudióloga clínica e educacional Carla Andreazza Balestrin, de Caxias do Sul (RS). “Que eventos como esse possam seguir fortalecendo e formando redes de apoio a famílias e crianças com risco de desenvolvimento e aproximando profissionais de diversas áreas para um verdadeiro e importante trabalho de intervenção em tempo“, comenta. A transmissão do evento de forma remota foi comemorado por ela. “Mesmo participando online me senti integrada ao grupo, a transmissão foi impecável”. 

A próxima edição da Jornada, em 2026, já começou a ser pensada pelo Instituto e Clínica Horizontes. Além deste evento científico, a instituição também promove o Curso de Formação Psicoterapia Psicanalítica (Infância, adolescência e adulto) e diferentes grupos de estudo.
Para mais informações, basta acessar o site ou as redes sociais do instituto.  

Fonte: @gengibre.cc
Jornada Instituto Horizontes – Crédito: Calvin Neuram

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.