Heineken traz Caravelas ecológicas da Infinito Mare para Porto Alegre

Como parte do legado do Heineken Floating Bar, iniciativa da plataforma Green Your City de Heineken que convida o público a ressignificar e refletir sobre os espaços urbanos, Porto Alegre recebe pela primeira vez a tecnologia regenerativa das Caravelas — desenvolvida pela cleantech brasileira Infinito Mare para despoluir, monitorar e revitalizar corpos hídricos de forma natural, contínua e visível, além de estimular a biodiversidade local.

A ação marca o início de um piloto ecológico, com duração de três meses, instalada no Arroio Dilúvio, próximo ao delta, área estratégica de conexão entre o rio Guaíba, a cidade e o futuro. Além disso, uma segunda Caravela foi instalada na Prainha do Parque Pontal, reforçando o cuidado com essa área icônica da capital.

O projeto das Caravelas em Porto Alegre foi um dos quatro selecionados pelo Edital Heineken Floating Bar POA, que destinou o lucro obtido com a operação do bar flutuante na capital gaúcha para ações de sustentabilidade e inovação. Serão ações específicas com foco em educação ambiental, regeneração urbana e cuidado com a água, implementadas em parceria com a aceleradora Quintessa já nos próximos meses. Ao apoiar iniciativas que deixam um legado positivo, a Heineken reforça seu posicionamento em apoio à soluções inovadoras de sustentabilidade.

Foto: Divulgação

As Caravelas são uma Solução baseada na Natureza (SbN), desenvolvida pela Infinito Mare, que atua como um sistema vivo de regeneração das águas. Inspirada nos ciclos naturais, a tecnologia estimula o crescimento de algas nativas, que ajudam a capturar contaminantes invisíveis, produzem oxigênio, sequestram carbono e geram biomassa com potencial de reaproveitamento circular.

Depois de passar por locais como a Baía de Guanabara, a Lagoa da Pampulha, a Marina da Glória e o Santuário Marinho da Paisagem Carioca, ao lado do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, as Caravelas chegam a Porto Alegre com a mesmo ambição: ressignificar a relação da população com às águas urbanas e sensibilizar a população para o papel coletivo na regeneração ambiental.

As Caravelas ativam processos naturais de regeneração contínua, onde a própria natureza dita o ritmo. A cidade colhe os benefícios ao ver suas águas mais limpas, biodiversas e resilientes,” afirma Bruno Libardoni, CEO da Infinito Mare. Além do impacto ecológico, a tecnologia também contribui para a saúde pública, a educação ambiental e a adaptação climática das cidades, atuando como ferramenta viva de ciência cidadã, pedagogia ecológica e gestão inteligente das águas.

Mais do que uma ação pontual, o edital Heineken Floating Bar nasceu para deixar um legado duradouro e transformador. A chegada das Caravelas a Porto Alegre mostra como nossa presença na cidade se traduz em impactos ambientais e sociais reais. É inspirador ver a tecnologia se somar ao engajamento da comunidade, aproximando as pessoas do seu território e gerando orgulho coletivo. Para nós, do Grupo HEINEKEN, sustentabilidade é agir agora para brindar um mundo melhor — e esse projeto é um exemplo vivo disso”, reforça Ligia Camargo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

O local de instalação foi selecionado considerando fatores hidrológicos, ambientais e de visibilidade, dada a relevância do Dilúvio e do Guaíba para a cidade de Porto Alegre”, explica a Diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini, destacando a oportunidade de se avaliar iniciativas que utilizam a biorremediação com algas.

Com monitoramento contínuo, análises laboratoriais, coleta de dados e ações de sensibilização local, o projeto pretende deixar um legado de regeneração hídrica, com foco na recuperação dos serviços ecossistêmicos e na valorização das soluções baseadas na natureza no contexto urbano.

Fonte: Agência Lema
Foto: divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.