Lebes oficializa sua consolidação como Grupo Lebes

A tradicional rede varejista Lebes anunciou oficialmente a reconfiguração da empresa como Grupo Lebes. O movimento formaliza a integração das Lojas Lebes com outras operações nas áreas financeira e logística, consolidando um modelo verticalizado e multifacetado que é tendência no segmento.

Fundada em 1956, em São Jerônimo (RS), a Lojas Lebes passou a figurar, recentemente, entre as 10 maiores redes de departamento do país. A companhia tem, hoje, mais de 300 unidades nos três estados da Região Sul, nos formatos tradicional, express e life store, além do e-commerce. Conta ainda com uma indústria de vestuário que abasteceu suas lojas com mais de 800 mil peças no ano passado e que, agora, desenvolve as marcas de roupas Vestile e Debrim.

A virada para o modelo de grupo já vinha se delineando nos últimos anos, a partir da gestão de Otelmo Drebes, que assumiu, em 2015, a presidência da empresa, até então liderada pelo pai, Otelio Drebes. Com visão ousada e passos cautelosos, ele lançou em 2021 a IntechLog, como braço de inteligência logística, e o complexo logístico Ellosul, em Guaíba (RS), no ano passado. Com investimento estimado de R$ 500 milhões e previsão de gerar até 3 mil empregos, o empreendimento, de 63 hectares, inclui sete módulos e já abriga o novo centro de distribuição da rede Lebes, dobrando a capacidade de armazenamento.

Otimizar a cadeia logística era condição essencial para suportar o crescimento e a competitividade do varejo, integrando ao ecossistema rotas fixas, automação de processos e controle logístico de ponta a ponta, além de um gerenciamento mais eficiente do armazenamento, transporte e fluxos de distribuição. Ao mesmo tempo, o braço financeiro do grupo fortalece a oferta de crédito interno, facilitando as vendas e a fidelização de clientes.

Na área financeira, são três empresas

  • Lebes Cobrança: que atende clientes da rede de varejo;
  • Lebes Financeira: que oferece financiamentos;
  • FIDC: um fundo de investimentos.

Nossa origem é de uma empresa familiar, e temos muito orgulho porque essa essência permanece conosco na cultura humanizada e próxima que fazemos questão de manter. Só que crescemos e, agora, queremos mais do que multiplicar lojas, mas, sim, elevar o Grupo Lebes a uma plataforma completa, integrada, que entrega valor em cada elo da cadeia, desde a produção até a experiência do cliente”, afirma o presidente que, em meio às mudanças, precisou enfrentar desafios econômicos, sociais e climáticos, como a enchente de 2024.

É preciso planejar com confiança e agir. Percalços sempre vamos enfrentar”, explica. “Com o reposicionamento, fortalecemos nossa estratégia omnicanal, com maior controle financeiro e operacional, e maior sinergia entre empresas. Essa integração potencializa o negócio, reduzindo custos, atendendo melhor o cliente e oferecendo vantagens competitivas“, comemora Otelmo.

Grupo Lebes – Divulgação

Inovação e tecnologia
O processo de inovação da empresa acompanha o movimento do varejo. Os ecossistemas têm alavancado negócios do segmento, em um caminho sem volta. Para estar operando neste formato hoje, o Grupo Lebes vem planejando há anos. E, com isso, o uso de tecnologia é uma premissa.

A inteligência artificial já é parte dessa estratégia em todas as unidades de negócio. Nas áreas do varejo e financeira, a IA apoia processos de análise de crédito, recomendação de produtos e personalização da jornada de compra. Na área comercial, ajuda a prever demandas, definir sortimentos e fazer uma precificação inteligente e apoiando decisões mais precisas a partir da análise comportamento de consumo  — o que também ajuda a equipe de Marketing na  segmentação de públicos e apoio na criação de materiais e campanhas.

Além disso, são mais de 400 processos automatizados, como o pagamento e a aprovação de crédito, o que reduz o tempo de atendimento e aumenta a eficiência do time de vendas. Na logística, esses sistemas gerenciam rotas e despachos, agilizando as entregas e otimizando custos. Nas áreas administrativas, como financeira, TI e RH, a automação de processos burocráticos organiza rotinas, reduz erros e libera as equipes para tarefas de maior valor estratégico.

Na rede de lojas, além do app Lebes para os clientes realizarem compras online e se relacionarem com a empresa, os vendedores contam com o app Resolve, que permite verificar estoque de produtos, histórico de compras e limite de crédito disponível, resolvendo tudo de forma imediata. Além disso, a agilidade de atendimento é foco constante. Por isso, além dos apps, existem os pontos de autoatendimento nas lojas e o recurso de biometria facial, que permite realizar pagamentos sem cartão físico ou documento de identificação. 

De forma geral, essas ferramentas aceleram processos, eliminam etapas manuais e melhoram a experiência do cliente – reforçando o posicionamento da Lebes como uma empresa conectada à inovação e ao uso inteligente da tecnologia“, afirma o presidente Otelmo Drebes.

Fonte: Deise Henkin e marcela Roithmann

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