Festival Turá reúne mais de 20 mil pessoas em fim de semana de celebração da música brasileira no Anfiteatro Pôr do Sol
Foram dois dias para celebrar a cultura brasileira e todas as suas misturas. Em sua segunda edição em Porto Alegre, o festival Turá reuniu muito mais do que música. O evento apresentado pelo Banco do Brasil, com realização da T4F e da Maia Entretenimento, teve bloco de carnaval, roda punk, emocore, reggae, groove e samba. E teve o público vivendo tudo isso em meio à natureza do Anfiteatro Pôr do Sol, sendo presenteado até mesmo com um arco-íris no fim da tarde e o sol se pondo no Guaíba.
O festival, que reuniu mais de 20 mil pessoas no último sábado e domingo, 25 e 26 de outubro, contou com mais de 20 atrações durante o fim de semana e um line-up 100% nacional formado por artistas consagrados e novos nomes da nossa música. No primeiro dia, a festa começou com os gaúchos da banda Ultramen fazendo sua fusão clássica de rap, reggae e samba com hits como Peleia, Dívida e General. Depois, foi a vez das gurias do bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só invadirem a pista com ritmos como jongo, maracatu, ijexá e funk. A tarde quente seguiu com o carisma e o suíngue do trio carioca Os Garotin, o reggae e as baladas românticas de Armandinho e os maiores hits do pop rock emo da Fresno.
Após a chegada da noite, Alcione fez um dos shows mais aguardados do dia, cantando grandes hinos do samba. A Marrom, como é carinhosamente chamada pelos fãs, ainda trouxe duas surpresas: interpretou o Canto Alegretense e dividiu os microfones com Lucas Silveira, vocalista da Fresno, para entoar um dos maiores hits do país, a faixa Evidências. O encerramento da primeira data ainda teve uma grande experiência: o show Nossa cultura em primeiro lugar, construído com imagens sonoras e uma mistura de afro rock protagonizada pelo grupo BaianaSystem, marcando o reencontro do conjunto com a cidade depois de sete anos de espera.

Na segunda data, o Turá começou com as músicas dançantes da Dingo, que embalaram o público logo na chegada, seguidas pela energia vibrante do bloco carnavalesco Turucutá. Depois, foi a vez da Cachorro Grande subir ao palco com sua formação clássica e de Nando Reis colocar o público para cantar alto sucessos que ultrapassam gerações de brasileiros, como Luz dos Olhos, Por Onde Andei e Relicário.
À noite, Mano Brown subiu ao palco com uma grande performance, acompanhado de um time de bailarinos e dos MCs Lino Krizz e YLSAO. Ainda teve Silva entoando sucessos do seu repertório autoral e de outros grandes nomes da música brasileira – entre elas as faixas Beija Eu, Não vá Embora e Sorte, conhecidas também nas vozes de nomes como Marisa Monte, Gal Costa e Caetano Veloso. Quem fechou o festival foi a atração mais aguardada do público: Ney Matogrosso, que colocou todo mundo para dançar e cantar com seu show Bloco na Rua, encerrando a segunda edição do Turá em clima de alegria e celebração.
“Foi uma edição muito especial! Esperamos muito para estar novamente com o público, depois da enchente, de muitos desafios e de quase dois anos de espera. Ficamos felizes de ter conseguido reunir esse line-up tão especial e de ver Porto Alegre se transformar na cidade da música brasileira nesses últimos dois dias, ainda mais neste cartão-postal, que ainda nos presenteou com arco-íris e pôr do sol”, conta Maitê Quartucci, head de shows nacionais da T4F.
Foram mais de 10 horas de som por dia, somando os shows e os DJs que animaram o público entre uma apresentação e outra. Nos intervalos no palco, representantes de algumas das festas mais tradicionais de Porto Alegre tocaram repertórios marcantes. Teve Espartano por Johnny 420, Cortex por Gilzerax, Tieta por Joelma Terto, Neue por JP Florence, Beco por Schutz & Akeem, BoomRap por Milkshake, Cadê Tereza? por Nanni Rios e Blow Up por Claus Pupp & Mely Paredes.
“É com uma alegria imensa e um sentimento de realização enorme que a gente chega ao final de mais um Turá aqui em Porto Alegre, celebrando a cultura brasileira em todos os seus sentidos, na música, na gastronomia e fazendo um festival que é para todos. A gente viveu de tudo nesse fim de semana: teve MPB, samba, hip hop, nossas bandas do Rio Grande do Sul e entretenimento para todos os gostos. E podem ter certeza de que a gente já está olhando para o futuro, planejando trazer novas experiências legais aqui para a cidade”, destaca Gustavo Sirotsky, diretor da Maia Entretenimento.
Durante os dois dias, o público ainda curtiu diversas experiências que marcas parceiras levaram para o festival. O Banco do Brasil marcou presença com uma ativação interativa em parceria com a Visa, que uniu acessibilidade, conexão, brindes, cultura e brasilidade. Já a Chevrolet levou para o Anfiteatro Pôr do Sol o Spark, seu novo SUV 100% elétrico, em uma ativação onde os visitantes puderam conhecer a novidade, participar de jogos interativos, desafios dinâmicos e ganhar itens colecionáveis. Ainda teve um bar assinado pela Schweppes com drinks exclusivos, o Grupo Bimbo com uma participação da Pullman Artesano distribuindo kits com o novo Artesano Brioche, além da Elev Energy Drink apresentando seu novo sabor Pink Lemonade Zero Açúcar em um espaço com espelhos instagramáveis para registrar os melhores momentos, fotos do look, os amigos e os cliques dos shows favoritos. Quem esteve pelo festival também pode se refrescar com uma Corona gelada e, nas primeiras horas do evento, pode aproveitar a degustação da nova cerveja saborizada da Ambev, a Flying Fish.
Para recarregar as energias, o público ainda contou com as tendas gastronômicas que ofereceram diversas opções de comidinhas brasileiras assinadas pelo restaurante Tangamandápio, além dos hambúrgueres do De Rua e do Burger 35, as pizzas da Ciao Slice Shop, os hot dogs do Cachorro do Bigode, as delícias da Senhora’s Churros & Pastéis e as sobremesas da Sorveteria 35. Teve ainda gente aproveitando para descansar em redes e bancos espalhados pelo festival ou até mesmo curtindo os shows em cangas esticadas sobre a grama.
Elogiada pelo público, a estrutura do festival também contou com pontos de hidratação com distribuição de água gratuita, recursos de acessibilidade, iniciativas de sustentabilidade e também de proteção e preservação ambiental, além da renovação da parceira com a Livre de Assédio, plataforma pioneira em operações de ações preventivas contra todo o tipo de discriminação para que os presentes pudessem aproveitar livremente.
Em 2025, o Turá Porto Alegre foi apresentado pelo Banco do Brasil, com realização da T4F e correalização da Maia Entretenimento, além de ter Ourocard Visa como meio de pagamento oficial, a Corona como cerveja oficial, o patrocínio da Chevrolet, o apoio de Hering, Schweppes e Flying Fish, o Elev Energy Drink como o energético oficial, a Billboard Brasil como parceira de conteúdo, além da Imobi, Eletromidia e UOL como parceiros de mídia
Fonte: Jéssica Barcellos Comunicação
Crédito da foto: @rollingwithjohnny / Festival Turá
