Jovens uruguaios participam de campeonato em clube de Porto Alegre

No último sábado, uma delegação de quase 130 jovens da cidade uruguaia de Rivera esteve em Porto Alegre participando do Desafio Internacional de Futebol, que envolveu atletas de 5 a 14 anos da Academia de Futebol Vaimaca de Rivera e do Clube do Professor Gaúcho, de Porto Alegre.

De acordo com a presidente do Clube do Professor Gaúcho, Lucy Lopes, o evento é realizado desde 2018, com o objetivo de integrar as instituições, e nesta edição contou com o apoio da Banda Marcial do 3.º Regimento de Cavalaria de Guarda (3.º RCG) do Exército Brasileiro, que apresentou música popular durante a recepção da delegação uruguaia e também executou os hinos nacionais do Brasil e do Uruguai antes dos jogos.

O 3.º Batalhão de Comunicações (3.º BCom) do Exército Brasileiro contribuiu com uma bandeira gigante do Brasil que decorou o campo esportivo onde foi realizada a abertura do evento e parte das partidas.

Além das representantes de ambas as instituições, estiveram presentes a Secretária Extraordinária da Copa Mundial FIFA de Futebol Feminino, que será realizada no Brasil em 2027, a professora Débora Garcia, e o professor Vinícius Kaster, Secretário Adjunto de Esporte, Recreação e Juventude de Porto Alegre, em representação do Prefeito Municipal, Sebastião Melo.

Para o diretor do Clube do Professor Gaúcho, criador do evento, professor Cassiano Noimann Leal, “esta atividade promove a integração não só esportiva, mas também cultural, envolvendo as famílias e fortalecendo as virtudes e valores na formação cidadã dos jovens participantes”.

Para o próximo ano a delegação brasileira do clube, viajará novamente até o Uruguai para a realização da décima edição do encontro. Após os jogos, a delegação uruguaia foi recebida no CTG Laço da Querência, onde almoçaram e desfrutaram de apresentações musicais com canções tradicionalistas do Rio Grande do Sul, interpretadas pelos músicos Ana Flavia Szimanski Cogo, Irã Cardoso Lisboa e Paolla Liz.

Antes de retornarem ao Uruguai, também tiveram a oportunidade de visitar o Estádio Beira-Rio do Internacional, conhecendo os vestiários dos jogadores, o campo de jogo e o Museu Colorado.

O Clube do Professor Gaúcho é considerado como o maior clube classista da américa latina e possui sedes em três municípios gaúchos, Porto Alegre, sede principal no bairro Ipanema; Balneário Pinhal, no litoral norte e em Santa Maria.

Fonte: Vinicius Mitto

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.