Instituto Ling recebe instalação inédita de Leandro Lima que transforma fachada em paisagem viva, pelo Festival Kino Beat

De 14 de novembro a 14 de dezembro, o Instituto Ling apresenta Feraluz, instalação inédita do artista Leandro Lima, que transforma a fachada do espaço cultural em um território de passagem entre arquitetura e natureza. Partindo de um pensamento especulativo — e se o prédio do Instituto Ling sonhasse? —, o artista investiga o inconsciente da própria construção e as particularidades do espaço e do entorno que a cercam. A partir desse gesto imaginativo, Lima propõe uma inversão de perspectivas: a arquitetura, geralmente estática, parece ganhar vida e se deixar atravessar por uma paisagem onírica.

As janelas, em sua transparência, deixam-se habitar por um jardim que se expande em texturas e sombras, onde o ornamental se converte em selvagem e envolve o edifício como uma pele viva. A vegetação criada a partir de fotografias do entorno é manipulada digitalmente, revelando a poética do artista, que distorce e reconfigura a realidade como em um sonho. Assim, o edifício parece despertar uma natureza interior que se projeta para fora.

A mata redesenha o rigor geométrico da construção, contrapondo sua matemática precisa ao emaranhado orgânico do acaso. Criaturas invisíveis — aquelas que escavam túneis e redes subterrâneas — tornam-se presença sugerida, revelando uma paisagem que normalmente escapa ao olhar, mas que sustenta o equilíbrio do todo.

As aplicações que ocupam por completo a fachada atuam como filtros da luz solar, que recortam e colorem o espaço interno. Ao cair da noite, projeções programadas de luz artificial destacam outros detalhes, criando novas paisagens que se transformam com a efemeridade da fonte luminosa. Nesse jogo de dentro e fora, luz e sombra, a arquitetura é reconfigurada.

As imagens projetadas pelas plantas distorcem, recortam e colorem os espaços, acompanhando o movimento do sol durante o dia ou se reinventando com projeções artificiais ao cair da noite. Como se cada fragmento luminoso fosse uma linha de energia que escreve, continuamente, uma nova forma de habitar o espaço — um convite para olharmos de outra forma o que já está estabelecido no rigor geométrico.

A instalação será ativada na sexta-feira, dia 14 de novembro, às 19h, nos brises do Instituto Ling. A obra poderá ser vista até 14 de dezembro, com visitas livres de segunda a sábado, das 10h30 às 20h, e a possibilidade de visitas com mediação para grupos, mediante agendamento prévio e sem custo pelo site www.institutoling.org.br.

SERVIÇO
Feraluz – Instalação de Leandro Lima
Abertura dia 14 de novembro, sexta-feira, às 19h
Visitação até dia 14 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, Porto Alegre)
Entrada franca
Saiba mais em kinobeat.com 

institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Fonte: Assessoria de imprensa do Festival Kino Beat – Dona Flor Comunicação
Fonte: Assessoria de imprensa do Instituto Ling – Jéssica Barcellos Comunicação

Simulação da obra na fachada do centro cultural – Crédito: Leandro Lima

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.