Noite dos Museus promove instalações urbanas inéditas de Raquel Brust e Leandro Selister no Centro Histórico

O Centro Histórico de Porto Alegre se transformou em um espaço expositivo desde terça-feira, dia 25 de novembro, com as intervenções artísticas de Raquel Brust e Leandro Selister. A convite do Instituto Noite dos Museus e com patrocínio da Petrobras, os dois reconhecidos artistas visuais, que exploram de forma poética e inovadora a relação entre arte e espaço urbano, fizeram obras de grandes dimensões em dois importantes pontos da Rua Voluntários da Pátria.

Com uma linguagem que une fotografia e colagem com ocupação de fachada, Raquel apresenta o projeto Giganto, uma instalação fotográfica que aborda a reciclagem e evidencia o trabalho dos catadores e centros de triagem. A obra pode ser visitada na Sucatas de Carvalho, no número 795, ocupando um território marcado pela enchente.

A poucos metros dali, no POP Center, o público pode conferir a intervenção artística O amor vem antes, de Selister. O trabalho, com pinturas nas escadas do centro popular de compras, complementadas com a aplicação de estêncil com a palavra “ame”, convida o público a fazer um momento de pausa e de reflexão. “Essa intervenção nasce como um chamado: um sopro que interrompe o ritmo acelerado para lembrar que amar é resistir, é desacelerar, é escolher o outro diante da indiferença. É um ato político, poético e profundamente humano”, explica Selister.

Na terça-feira, o artista esteve no local interagindo com o público em um totem onde convidava a responder duas perguntas: O que é o amor? E o que você pensa quando lê “O amor vem antes”?. As respostas, registradas em vídeo, áudio e texto, vão compor um arquivo sensível do projeto, com trechos publicados nos perfis do Instagram @oamorvemantes e @lselister, criando uma ponte entre a voz das ruas e o espaço digital.

Ambos os trabalhos poderão ser visitados gratuitamente até 31 de março de 2026. As intervenções antecedem a nona edição da Noite dos Museus, que vai apresentar no sábado, dia 29 de novembro, mais de cem atrações em quase 40 espaços de arte, cultura, conhecimento e patrimônio da capital, das 18h até a meia-noite. 

Mais sobre a nona edição da Noite dos Museus
Com patrocínio master da Petrobras, patrocínio da Heineken e apoio da CAIXA, a edição 2025 da Noite dos Museus propõe um novo despertar da cidade e das pessoas – um convite a olhar de novo, de outro jeito, para a arte, para a capital e para nós mesmos, reforçado pela campanha assinada pela agência Escala, intitulada A Arte Desperta. Durante o evento, o público poderá visitar os acervos e as exposições dos espaços participantes e aproveitar diversas atrações artísticas com apresentações dentro das instituições e em dois grandes palcos erguidos nas ruas do Centro Histórico – um na Praça da Alfândega e outro em frente à Assembleia Legislativa, na Praça da Matriz. 

Serão dezenas de performances acontecendo simultaneamente pela capital gaúcha, entre shows musicais que abrangem ritmos como rap, samba, jazz, blues, rock, MPB, milonga, música regional e instrumental, além de saraus, contação de histórias e performances de circo, teatro e dança. A programação completa está disponível nas redes sociais, em @noitedosmuseus. 

Em 2025, o Noite dos Museus é viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio master da Petrobras, patrocínio da Heineken e apoio da CAIXA, planejamento e produção da Rompecabezas, financiamento do Pró-Cultura – Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e realização do Instituto Noite dos Museus e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.

SERVIÇO
Instalações urbanas do Noite dos Museus
De 25 de novembro de 2025 a 31 de março de 2026
Giganto, de Raquel Brust, na Sucatas de Carvalho – Rua Voluntários da Pátria, 795
O amor vem antes, de Leandro Selister, no Pop Center -Rua Voluntários da Pátria, 220
Centro Histórico de Porto Alegre/RS
Visitação gratuita                                                                                                                                             

Fonte: Jéssica Barcellos Comunicação
Simulação de como ficará a intervenção de Leandro Selister nas escadarias e paredes do Pop Center
Crédito da foto: Leandro Selister

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.