Projeto Um Pão para partilhar: Restauração das fachadas internas da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio conclui a captação integral de recursos

No ano em que completa 130 anos, a Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio celebra um importante marco. O projeto Um Pão para partilhar: Restauração das fachadas internas da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio concluiu a captação integral de recursos.

No dia 02 de dezembro, às 15 horas, será realizada uma solenidade alusiva a mais uma etapa do processo de recuperação do prédio histórico. A programação do evento inclui, ainda, uma apresentação especial da Orquestra Jovem do RS.

Além das empresas patrocinadoras já confirmadas — Grupo Equatorial, Sulgás, Vitlog Transportes e Cia Zaffari — a iniciativa de valorização do patrimônio tombado passa a contar com a parceria da Vero S.A. A MA Hospitalar também integra esse grupo de marcas apoiadoras da Fundação O Pão dos Pobres. Com financiamento da LIC / Sistema Pró-Cultura RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto orçado em cerca de dois milhões de reais prossegue com ações de restauro, catalogação e digitalização do acervo da fundação, composto por quatro mil itens, entre documentos, fotografias e obras de arte, até meados de 2026, com a criação de um Memorial da Fundação.

Sob a gestão da Cult Assessoria e Projetos Culturais e captação de patrocínio de Cecília Muccillo Daudt (Práxis Gestão de Projetos), a iniciativa também envolve uma equipe especializada em patrimônio, arte e conservação, constituída pelo arquiteto responsável Lucas Volpatto e a equipe da Studio1 Arquitetura; pela museóloga Bárbara Hoch e pelas conservadoras-restauradoras Anice Jaroczinski e Diana Bulcão.

Patrimônio tombado
O prédio da Fundação, localizado na Rua da República, 801, em Porto Alegre, é um projeto do arquiteto alemão Joseph Franz Seraph Lutzenberger. Em 1925 tem início o projeto, concluído em 1930. A edificação foi tombada no ano 2004 pelo Município de Porto Alegre por suas características arquitetônicas e por sua importância histórica na formação social do porto-alegrense.

Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio
Desde sua criação, em 1895, a entidade tem como missão acolher, educar e formar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Em mais de um século de atuação, a entidade manteve viva a sua essência: a solidariedade e o compromisso com a inclusão social. Atualmente, mais de 1.400 crianças e jovens são atendidos pela instituição, que oferece acolhimento institucional, educação integral e aprendizagem profissional.

Fonte: Simone Lersch – Assessoria de Comunicação
Fundação O Pão dos Pobres – Foto Lucas Volpatto

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.