Coca-Cola FEMSA se torna a primeira engarrafadora do Sistema Coca-Cola com a certificação Top Employers América Latina
A Coca-Cola FEMSA, maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola no mundo em volume de vendas, foi certificada como Top Employers América Latina 2026. Esse reconhecimento, que atesta a excelência no ambiente de trabalho, foi concedido à empresa após o recebimento da certificação em quatro de seus países de atuação: Guatemala e Brasil, que estrearam na edição atual, e México e Colômbia, que mantiveram o título pelo terceiro ano consecutivo.
O México se destacou com um aumento de nove pontos em relação ao ano anterior nos critérios Estratégia de Talentos e Aprendizagem e Desenvolvimento, enquanto a operação na Colômbia melhorou sua pontuação nas áreas de Aprendizagem, Bem-estar e Experiência do Colaborador. As unidades de negócio do Brasil e Guatemala entraram no ranking obtendo qualificações superiores a 90% em dimensões-chave como Ética e Valores, Desempenho e Diversidade e Inclusão.
“A certificação Top Employers América Latina é uma comprovação do trabalho árduo e dedicação de cada um dos nossos mais de 93 mil colaboradores. Estamos orgulhosos por ser o primeiro engarrafador do Sistema Coca-Cola na América Latina a obter esse reconhecimento, que nos consolida como líderes na gestão de talentos na região. Sem dúvida, este resultado nos impulsiona a redobrar nossos esforços para seguir criando o futuro em um ambiente onde nossos talentos possam crescer e prosperar”, afirmou Antonio Díaz-Caneja, diretor de Recursos Humanos da Coca-Cola FEMSA.
O Top Employers Institute é uma autoridade global que reconhece a excelência no ambiente profissional e audita processos de Recursos Humanos em relação a estratégia de negócios, sustentabilidade e experiência dos colaboradores em todo sua jornada com a organização. Essa análise se concentra em diversos direcionadores, incluindo: liderança, treinamento, atração de talentos, desenvolvimento, engajamento e pertencimento.
Brasil
Na operação do Brasil, onde a companhia possui mais de 25 mil colaboradores, a realização de projetos que fomentam a Diversidade, Equidade e Inclusão estão entre os fatores que contribuíram para o atingimento dos índices.
Em 2025, iniciativas como o Elas na Liderança — programa voltado à aceleração de carreiras de colaboradoras por meio do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais — seguiram contribuindo para as metas de diversidade da companhia, com uma média de 70% de promoção ou movimentação das participantes, em linha com o compromisso de alcançar pelo menos 40% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2030. Esse direcionamento também se estende à ampliação da representatividade de pessoas negras e indígenas. Nesse contexto, a segunda edição do programa Ubuntu promoveu treinamentos, capacitações e atividades de autoconhecimento que elevaram para 32,4% a participação de profissionais negros em posições de liderança, fortalecendo o avanço da companhia em sua agenda de diversidade e representatividade.
No pilar de inclusão de pessoas com deficiência, o lançamento da Central de Intermediação em Língua de Sinais da companhia (CILKOF) foi um dos destaques do ano. A ferramenta disponibiliza intermediação em tempo real para comunicação por Libras. Assim, colaboradores têm à disposição, em menos de dois minutos, 24h por dia e todos os dias da semana, um intérprete em celulares ou computadores.
Fonte: Martha Becker Connections
FEMSA – Top Employer
