Nova exposição na Galeria Mário Quintana traz homenagem póstuma e reflexão
A partir desta segunda-feira (11), a Galeria Mario Quintana, localizada na Estação Mercado da Trensurb, recebe uma nova exposição fotográfica. Intitulada Efêmera, a mostra conta com dez imagens em preto e branco de espaços da empresa, como o restaurante dos empregados, a antiga Central de Atendimento e a sala dos operadores de trens, todos inabitados. As fotografias são de autoria do artista visual Marco Prass, que foi estagiário da Gerência de Comunicação Integrada da Trensurb juntamente com Fabiano de Britto, homenageado na exposição.
Na quarta-feira (13), às 16h, a galeria recebe a visita do autor da mostra e da família do homenageado – falecido em 30 de dezembro de 2015. Eles serão recebidos pelo diretor-presidente da Trensurb, David Borille, e pelo gerente de Comunicação Integrada da empresa, Jânio Ayres.
“Proponho uma reflexão sobre a brevidade da vida e faço um apelo a estreitar laços afetivos em detrimento dos compromissos diários, que ocupam excessivamente nosso tempo”, explica Prass. Segundo o artista, a escolha de produzir as imagens à noite e em espaços da Trensurb teve como intuito reconstruir momentos vividos entre os estagiários e empregados da época em que tiveram a chance de conviver com Fabiano. “O Fabiano era uma pessoa incrível, que alegrava a todos com sua personalidade vívida. Não haveria outra maneira de homenageá-lo senão expor a perda que representou sua partida, o vazio que ficou em nós”, esclarece. Prass também destaca o significado da exposição para ele como ex-estagiário da Trensurb: “Fico alegre de poder retornar à empresa contribuindo com a minha arte, especialmente porque conheço bem o destaque que a Trensurb confere às questões culturais”.
Em cartaz até 31 de agosto, a mostra conta também com prosa poética da jornalista, fotógrafa e coordenadora do curso de Fotografia da Unisinos, Marina Chiapinotto, que foi professora de Fabiano na universidade. “Fabiano sempre foi sinônimo de alegria. O sorriso dele sempre foi algo marcante”, recorda. “As fotos retratam o silêncio que ficou de suas risadas”, contextualiza.
A professora do curso de Fotografia da Unisinos, Beatriz Sallet, reforça que as imagens suscitam a ausência de alguém que já esteve presente. “O que seria das imagens se não fossem as pessoas? Trata-se de outro tipo de fotografia, forte em seu propósito, artística e documental”, argumenta. Ela acredita que exposições como Efêmera são relevantes ao público “para que todos nós, produtores e receptores de bens culturais possamos presentear a alma”.
Serviço
O que: Efêmera – exposição fotográfica em homenagem a Fabiano de Britto, ex-estagiário da Trensurb
Quando: de 11 de junho a 31 de agosto, das 5h às 23h20, com
Onde: Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado da Trensurb
Quanto: R$ 3,30 (tarifa unitária do metrô)