A autora de literatura para a infância e diretora do instituto Estadual do Livro (IEL), Patrícia Langlois, tomará posse na Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Sul, no dia 9 de julho. A cerimônia de ocupação da cadeira 29 será realizada na sede da entidade, cuja patrona é Ana Cândida Alvim e a presidente, Santa Inèze Domingues da Rocha Neiva Soares.

Natural de Porto Alegre, Patrícia Langlois é artista plástica com formação pelo Instituto de Artes da UFRGS, com 16 livros publicados para o público infanto-juvenil, como ilustradora e escritora. Iniciou sua carreira literária em 2009, como ilustradora e em seguida descobriu novas possibilidades na escrita, criando histórias para a infância com imagens e palavras. Com sua arte ilustrou textos de Paulo Bocca, Leila Pereira, Léia Cassol, Claudia de Villar, Dirce Camargo Longo, Álvaro Braga, Marion Cruz, Viviane De Gil, Elis Simon, Rodrigo Barcelos, Dilan Camargo, entre outros.  Como escritora, destacam-se os livros “Tudo que Couber no Coração” (Editora Cuore),  finalista do Prêmio AGES Livro do Ano 2014, “Toc! Toc! -Quem é?” (Editora Cuore) e “O Misterioso Caso do Parque da Redenção”, Coleção Livros Único Kombina. Seu trabalho mais recente foram as ilustrações do livro “A Cidade dos Ventos” de Dilan Camargo, lançado em abril de 2018, pela Editora Vivilendo. Atualmente está finalizando o livro de sua autoria, “Sobe e Desce”, com previsão de publicação no ínicio de 2019.

Foi Patrona de Feiras de livros das escolas  EEEF Leopoldo Tietböhl , EEEF Daltro Filho e Colegio Marista Assunção e Ilustradora homenageada na Feira do Livro da Escola Rainha do Brasil. Além de escritora e ilustradora é  servidora  pública,  exercendo a função de diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL), onde cria  e desenvolve projetos para a promoção e valorização da literatura sul-riograndense. O “Desmfio Literário” certame  de escrita literária; “Tudo a Ler”, programa de Mediação de litura voltado a professores e bibliotecários  e o “Prêmio Minuano de Literatura”, em parceria com o Instituto de Letras da UFRGS, são algumas das atividades da instituição. Pela 1ª Coordenadoria Regional da Educação (SEDUC), onde trabalhou até 2015, criou o Projeto Tecendo Histórias Traçando Ideias, vencedor do Prêmio Parceiros da Escrita/AGES na Categoria Ação Cultural em 2014.

Serviço
Dia: 9 de julho de 2018 (segunda-feira)
Hora: a partir das 19h
Local: Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Sul (rua Sarmento Leite, 933, bairro Cidade Baixa) – Porto Alegre
Foto: Luis ventura

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.