A Trensurb está lançando uma nova campanha de comunicação buscando desestimular o comércio irregular e a mendicância nos trens e estações. Com o mote “sem compradores, sem vendedores; sem doadores, sem pedintes”, o objetivo da campanha é conscientizar os usuários do metrô para que não contribuam com comerciantes e pedintes que atuam indevidamente no sistema. A mendicância e a venda não autorizada de mercadorias nas dependências da Trensurb são proibidas pelo Regulamento do Usuário – disponível nas estações e online – e motivo de reclamações frequentes recebidas pela Ouvidoria da empresa. As peças da campanha serão divulgadas nos monitores do Canal Você, no jornal-mural Notícia na Linha – ambos presentes em trens e estações – e nos perfis da Trensurb nas redes sociais. Avisos sonoros nos trens também irão reforçar a mensagem de conscientização.

Segundo o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, “essa nova campanha de conscientização, aliada às blitzes da área operacional, busca resgatar o espaço público dos trens para uma viagem tranquila dos usuários, sem vendedores e pedintes”. Embora tenha função essencialmente operacional, de prestar assistência aos usuários do metrô, a segurança metroviária da Trensurb realiza ações a fim de coibir a mendicância e o comércio indevido no metrô. Simultaneamente à campanha de comunicação, essas ações estão sendo intensificadas. O gerente de Operações da Trensurb, Carlos André da Silva, classifica a campanha como um grande apoio ao trabalho operacional, capaz de contribuir com a conscientização do usuário em relação às ações da segurança e à proibição do comércio e da mendicância.

“As pessoas que querem vender precisam utilizar os espaços comerciais que a empresa oferece. No trem, os usuários querem ter uma viagem tranquila”, afirma Ayres. “Sabemos, também, da solidariedade dos usuários para as mensagens de ajuda, porém também sabemos que muitos vendedores e pedintes usam mensagens apelativas ou falsas para motivarem suas ações”, completa. A fim de desestimular essas práticas, a empresa faz um apelo para que os usuários do sistema nunca comprem nada de vendedores irregulares nem deem esmola nos trens e estações. “O usuário precisa se conscientizar que somente a ação dos agentes de segurança não dá conta de acabar com o problema, que gera centenas de reclamações nos canais de relacionamento da empresa. É preciso que cada um faça sua parte”, declara o gerente de Comunicação da Trensurb.
Arte:
Gabriel Vacaro/Trensurb

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.