A evolução deste trabalho no Brasil aponta características históricas curiosas. Ao longo dos anos, o design e a aparência dos itens em madeira revela a influência das inúmeras culturas e peculiaridade de diversos povos e nativos, mas também, o resultado da interação com a geografia, a botânica e o clima de cada região do país. O advento das novas tecnologias, também fizeram com que as marcenarias e as atividades dos marceneiros passassem por mudanças profundas, devido às evoluções tecnológicas e o avanço nas técnicas e materiais.

Com o objetivo de conhecer histórias, experiências e novos jeitos de fazer marcenaria, o marceneiro e influenciador digital no universo maker e profissional, Daniel Stopa – fundador do Canal StopaLab no YouTube –, lança o projeto “Marcenarias do Brasil”, em parceria com a Grossl, empresa catarinense de abrasivos e adesivos, com a Makita, fabricante de ferramentas e acessórios e com a Duratex, empresa de painéis de madeira.

O projeto terá seu pré-lançamento durante a quinta maior feira do segmento moveleiro no mundo: a Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA Brasil) 2019. Com o objetivo de captar e aprofundar os aspectos e as mudanças sofridas pela atividade nos últimos anos, Daniel percorreu vários estados do Brasil, contando a história da marcenaria no país, evolução, técnicas e tecnologias presentes no dia a dia dos marceneiros e de suas marcenarias.

“O projeto consiste em um material audiovisual, numa série de oito vídeos, sobre a história da marcenaria ao longo do tempo, do desenvolvimento do design até a produção do móvel, passando também, pela produção em grandes volumes para exportação”, explica Daniela Stopa.

A Grossl, uma das empresas apoiadoras do projeto, acredita que o conteúdo que será apresentado nos vídeos, proporcione uma significativa contribuição para os profissionais da marcenaria, indústrias e público geral. “Além disso, o projeto conseguirá resgatar informações e experiências sobre a história do trabalho e produção de móveis no país”, comenta Hellen Grossl, coordenadora de marketing da empresa.

Em 2007, Daniel Stopa abriu a marcenaria Casa Stopa. Além disso, é fundador da Stopa Lab, uma escola de marcenaria que tem o objetivo de ensinar, pesquisar e sistematizar o conhecimento e o oficio do trabalho com a madeira.

Para aproximar as paixões pela marcenaria e pelo ensino no mesmo projeto, em maio de 2017, fundou seu canal, o StopaLab, na plataforma do Youtube. Com mais de 30 mil inscritos na plataforma de vídeos e no Instagram, o marceneiro e influenciador digital, é um dos mais conhecidos e relevantes do mundo da marcenaria.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.