Projeto “Maria, Vai Com as Outras” vence hackathon da Uber em Porto Alegre
Plataforma para conectar e aproximar mulheres que fazem trajetos desacompanhadas pela cidade. Essa foi a ideia vencedora da primeira etapa do Uber Hack, o hackathon de mobilidade promovido pela Uber no último final de semana em Porto Alegre. Realizado na PUCRS, o evento tinha como principal objetivo estimular a comunidade apaixonada por tecnologia a criar ou repensar projetos urbanos de mobilidade.
A equipe ganhadora do desafio, Maria, Vai com as Outras, propôs uma solução com foco na segurança feminina, e criaram uma plataforma em que conecta mulheres desacompanhadas que não se conhecem e fazem o mesmo trajeto, para fazerem o percurso juntas, independente da modalidade de transporte.
” A ideia surgiu por meio de uma conversa que aconteceu num ponto de ônibus com uma senhora de cerca de 60 anos, que se queixou como era difícil andar sozinha até o transporte público”, explica Valéria Santini, uma das integrantes da equipe. “Meninas costumam marcar de irem juntas para faculdade, trabalho e etc. Quisemos criar um produto que pudesse abraçar causa tão importante que é luta contra a violência contra a mulher”, pontua Lisiane Moraes, outra integrante do grupo.
Foi uma maratona de mais de 30 horas em que cerca de 50 estudantes e profissionais locais buscaram soluções e desenvolveram projetos inovadores para melhorar a mobilidade urbana.
Ao fim do evento, no domingo à tarde, os projetos foram avaliados por uma banca de jurados, que contou com convidados de diferentes áreas: Augusto Langer, Gerente de Inovações da EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre; Eduardo Rosa, jornalista; Flávia Fiorini, diretora-executiva do Tecnopuc, da PUCRS; Renato Rosiak, gerente de Operações da Uber na Região Sul e Pietro Rutzen, representando o Gramado Summit.
Etapas do Uber HACK
18 e 19 de maio: Porto Alegre
25 e 26 de maio: Recife
1 e 2 de junho: São Paulo
29 e 30 de junho: Rio de Janeiro
6 e 7 de julho: Belo Horizonte