Iniciativa do Clube de Opinião do RS e do Rotary Club Glória Teresópolis, o movimento Gente Ajudando Gente lançou nesta quinta-feira (12) uma campanha de prevenção ao suicídio, que tem como slogan “Não ignore os avisos”. A Trensurb é um dos parceiros na divulgação das peças da campanha, criadas pela agência Moove. Elas estarão presentes em painéis nas estações e trens, nos monitores do Canal Você (disponíveis também em estações e trens) e nos perfis da empresa metroviária nas redes sociais.

Lançada durante o Setembro Amarelo, movimento nacional de prevenção ao suicídio, a campanha tem ainda como parceiros o Centro de Valorização da Vida (CVV), Centro de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio (CPV), Secretaria Estadual da Saúde, Pão dos Pobres, CIEE-RS, Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre (Furpa) e veículos de comunicação do estado.


Segundo a Organização Panamericana de Saúde, o suicídio foi a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos em todo o mundo em 2016. A cada segundo, uma pessoa se suicida no planeta e, a cada ano, o número chega a 800 mil. No Brasil, foram registrados 11,4 mil suicídios em 2016. Segundo o Ministério da Saúde, dos 20 municípios brasileiros com o maior índice de suicídios 11 são gaúchos.


As peças da campanha incentivam que as pessoas ofereçam ajuda e seu discurso apoia-se em cinco pilares: a contextualização do tema, o alerta para a devida atenção aos sinais, a conscientização do papel de cada um diante do problema, o incentivo ao pedido de ajuda e a informação sobre as redes de apoio.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.