Nesse sábado (21/09), o 28º Circuito Conesul de Vela de Oceano contará com um desfile náutico dos barcos competidores e uma cerimônia cívica com hasteamento de bandeiras, às 10h30, em frente a orla Moacyr Scliar, próximo a Usina do Gasômetro.  Também acontece a 49° Troféu Seival para as classes IRC e Bico de Proa Monocascos, cujo percurso é feito pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos na distância de 90 milhas, e ainda a 30ª Regata Farroupilha (classes BRA-RGS e Microtoner 19), de percurso menor, cerca de 40 milhas, e o 22º Velejaço Farroupilha (barcos de cruzeiro). O público poderá acompanhar as largadas e o começo das regatas na Orla do Guaíba.O encerramento com a entrega de prêmios será numa festa no domingo (22/09), às 17h, no Veleiros do Sul. O 28º Circuito Conesul de Vela conta com o apoio da Dallasanta que estará divulgando seus empreendimentos Acqua e Sirena, os novo endereços nobres da Zona Sul. O evento é organizado e realizado pelo Veleiros do Sul com a parceria da ABVO, CBVela e FEVERS.

Veleiro Congere
Crédito: Fabiano Benedetti/Veleiros do Sul

O Troféu Seival nasceu com a proposta de ser um evento da vela ligado à nossa cultura. O nome veio do local onde se deu uma importante batalha da Guerra dos Farrapos e do mítico barco dos heróis gaúchos comandados pelo italiano Giusepe Garibaldi que atacou Laguna. Por isso a escolha da sua data foi determinada para setembro. Se a regata traz uma carga de tradição cultural, no campo da competição também deixou sua marca, pois a partir dela a classe Oceano gaúcha evoluiu tecnicamente. O Troféu Seival é uma das regatas mais longas em água doce do Brasil.

Com a realização de três regatas no sábado (14/09) e domingo (15/09) a classificação está assim: Na classe IRC, a mais numerosa, o barco Kamikaze XI (VDS), do comandante Augusto Moreira, está na liderança. Na classe BRA RGS, com duas regatas, o Calafate, de Gustavo Bohrer (VDS), se mantém em primeiro lugar, seguido pelo Five Star, de Luís Fernando da Silveira (ICG). E na Microtonner 19 o Batucada, de José Eduardo Araújo assumiu o primeiro lugar na classificação e o Iris 1, de Bruno dos Santos, passou para o segundo, ambos do Sava.

 

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.