O projeto “Nas Trilhas da Cidadania”, criado pela ONG Parceiros Voluntários, percorre quatro cidades brasileiras expondo projetos e trabalhos voluntários de estudantes de escolas públicas. Com uma câmera na mão e muita criatividade, os jovens foram desafiados a expressar suas próprias histórias e a registrar as ações voluntárias desenvolvidas em suas comunidades escolares ao longo do ano. Desses registros fotográficos nasceu a exposição, que mostra como o trabalho voluntário impacta a vida e os valores dos estudantes que participam do Projeto em Vitória (ES), Salvador (BA), Palmas (TO) e Santa Bárbara D’Oeste (SP).

Santa Barbara Credito: Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti

“Nas oficinas, os jovens tiveram a oportunidade de explorar as possibilidades do exercício da fotografia e utilizar esse recurso para praticar a observação e o reconhecimento de suas identidades. Por meio das narrativas da imagem, expressam iniciativas pensadas por eles para trazerem benefícios ao seu universo escolar”, diz José Alfredo Nahas, superintendente da ONG Parceiros Voluntários.

O principal objetivo da ação é estimular o protagonismo infantojuvenil por meio do voluntariado, empreendedorismo e da educação em valores éticos e de cidadania. Criado há 16 anos, o projeto “Nas Trilhas da Cidadania” tem chancela da Unesco e já impactou mais de 155 mil estudantes em todo o país.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.