Casa da Musica na Sua Casa apresenta Duo Bassphilus
Para manter aquecido o mês de agosto com novidades artísticas, o projeto de recitais virtuais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA segue levando através das redes sociais apresentações musicais para a casa de cada espectador. São interpretações no formato de solos e duos, com cantores e instrumentistas brasileiros e internacionais.
No domingo, 23 de agosto, às 19h, o Duo Bassphilus, formado por Rodrigo Alquati (violoncelo) e Walter Schinke (contrabaixo), interpreta Sonate à Deux, de Jean Barrière (1707-1747), e Gran Duo para Violoncelo e Contrabaixo, de Gioachino Rossini (1792-1868), em performance gravada especialmente para essa série de recitais virtuais.
Jean Barrière (1707-1747)
Sonate à Deux
Andante
Adagio
III. Presto
Gioachino Rossini (1792-1868)
Gran Duo para Violoncelo e Contrabaixo
Allegro
Andante Molto
III. Allegro
As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural.
Acompanhe pelas redes sociais da Casa da Música Poa
– Facebook: https://pt-br.facebook.com/CasadaMusicaPoa/
– Instagram: https://www.instagram.com/casadamusicapoa/
– Youtube: https://www.youtube.com/user/casadamusicapoa
Duo Bassphilus – O Duo Bassphilus – formado pelo violoncelista Rodrigo Alquati e pelo contrabaixista Walter Schinke – iniciou suas atividades em 1994, com o intuito de fazer música de câmara com os “pesos pesados” dos instrumentos de cordas, ou seja, com o violoncelo e o contrabaixo. O termo “peso pesado”, no entanto, refere-se somente ao volume e tamanho desses instrumentos, pois, ao contrário do que comumente se pensa, eles são instrumentos melódicos e virtuosísticos, tais como o violino e a viola. Como o próprio nome do duo sugere, os “amigos dos baixos” conseguem, com esta formação um tanto incomum, quebrar barreiras e preconceitos em relação a esses gigantes das cordas.
Rodrigo Alquati – Violoncelista, tem intensa participação no cenário musical do Rio Grande do Sul. Em 2002, recebeu duas vezes o Prêmio Açorianos, um de melhor instrumentista erudito na ocasião do lançamento de seu CD com sonatas de Brahms, e outro de melhor grupo erudito pelo CD “Kinematic”, do Musitrio. Foi indicado ao Prêmio Açorianos também em 2003. Suas atividades abrangem um grande espectro, incluindo apresentações ao vivo, gravações, participações em programas de rádio, recitais de música de câmara e divulgação da música brasileira composta para violoncelo. Realiza recitais de obras contemporâneas compostas para violoncelo solo de compositores gaúchos. É membro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) há mais de 15 anos.
Walter Schinke – Chefe de naipe, é contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) desde 1990, e contrabaixista solista da Orquestra de Câmara da Ulbra desde sua fundação, em 1996. Iniciou seus estudos com Milton Romay Masciadri na Escola de Música da Ospa e no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na classe de Hector Rossi, fez especialização em Contrabaixo na Escola Superior de Música de Würzburg, na Alemanha, sob a orientação de Michinori Bunya. Integrou a Orquestra Sinfônica da Paraíba de 1981 a 1989 e a Orquestra Jovem da Paraíba durante o bacharelado.