BS Festival inicia nesta terça, 24, com rica e provocadora programação
O BS Festival – acontecerá totalmente online, entre os dias 24 e 27 de novembro. A iniciativa, realizada e produzida pelo BS Project e Grupo Austral, abordará temas sobre empreendedorismo, economia criativa, empoderamento e inovação. A programação também terá atrações culturais como shows, exposições fotográficas, lançamento de fanzine de arte e workshop de desenho e composição de zine.
Uma das novidades da edição atual é que ao invés de palestrantes, o festival terá provocadores. A ideia é que os debatedores provoquem o público ao final de cada evento. Ou seja, seguindo uma das premissas do projeto, retirar as pessoas de uma possível zona de conforto.
“Somos um festival multicultural que lança olhares diversos sobre as grandes provocações do mundo. Nós falamos de inovação com um olhar diverso, aberto e que chega a todos os níveis: da cultura à economia. Pensando nisso, a nossa grade de provocadores transita por diversas áreas do conhecimento, portanto, trouxemos vozes para debater questões atuais e capazes de tirem as pessoas da zona de conforto”, destaca João Ramos, sócio fundador do BS Project e um dos idealizadores do BS Festival, juntamente com o Grupo Austral.
Provocadores confirmados – www.bsfestival.com.br
- Lau Patrón: escritora, comunicadora, ativista do anti-capacitismo – com pesquisa e projetos voltados para mães que vivem em regiões periféricas do Brasil.
- Rita Wu: arquiteta, designer e pesquisadora brasileira.
- Lucas Foster: especialista em liderança criativa e fundador da ProjectHub.
- Sathish Bala: mentor de startups canadenses e criador do desiFEST.
- Guilherme Contini: trabalha com sex design e ecossistemas práticos de criação.
- Rodrigo Sabiah: trabalha com reciclagem e desenvolve projetos sociais voltados para crianças e adolescentes.
- Cecília Kuhn Vanin: tem 13 anos, estuda programação e faz homeschooling.
- Benedita Casé: diretora Audiovisual e deficiente auditiva,
- Onília Araújo Founder e Diretora na ICON Inovação Contábil.
- Fausto Vanin: agente da transformação digital.
- Valéria Barcellos: multiartista.
- Paola Troian: Community manager na Fábrica do futuro e colunista da revista Vogue.
- Camila Borelli: Co-fundadora e CEO da Nau Live Spaces
- Paulo Dytz: Co-fundador e CEO da Soundthinkers
- Elisangela Baptista: Co-fundadora da Mão na Roda
Programação cultural – Entre os destaques da edição 2020, a música ganha espaço pela originalidade e empoderamento feminino.
Agenda completa
24 de novembro – Bibiana Petek e Lilia Trentini
25 de novembro – Nani Medeiros
26 de novembro – Yas Speransa
27 de novembro – Rê Adegas
Outro destaque da programação são as duas propostas artísticas que apresentam as mudanças das relações humanas com a arte em virtude da pandemia. A primeira é a Revista Digital Lança, uma fanzine online, que reunirá jovens artistas do mundo da fotografia, grafite, ilustração digital, da tatuagem, entre outros. A segunda é a Exposição TXYZ, do fotógrafo Haruo Kaneko. A exposição mostra uma série de prints tirados com modelos ao redor do mundo.
Outra novidade da 4ª edição do BS Festival é a mostra Festa na Fábrica – 4º Distrito, que traz 21 fotos de locações de Porto Alegre, como as antigas fábricas da A.J. Renner, Neugebauer e Cervejaria Bopp. Os registros foram feitos durante o período de isolamento social e trata de um resgate arquitetônico em uma espécie de nova fronteira imobiliária efervescente da Capital.
Por fim, mas não menos importante, buscando aproximar arte e público, a Papelera, tradicional feira itinerante de arte em Porto Alegre produzirá o Workshop online Papelera de desenho e composição de zine. O foco é apresentar o mercado de artes gráficas, técnicas de desenho e observação, exercícios de criatividade, metodologias e não metodologias e a composição do zine.
O festival ocorrerá em cinco salas simultâneas, sempre a partir das 17h. Os usuários poderão, ainda, ter acesso aos conteúdos que ficarão gravados na plataforma do BS Festival. A ideia de liberar gratuitamente o festival neste ano, é democratizar a cultura da inovação, expandindo o acesso das pessoas às principais tendências pós-pandemia. “O BS Festival sai do espaço físico e entra no virtual oferecendo uma gama inédita de conteúdos e de forma gratuita”, afirma Vinicius Garcia, sócio-diretor do Grupo Austral.
Sobre o BS Festival – Em três anos são mais de 11 mil participantes, 22 hubs presenciais (pela cidade de Porto Alegre), 300 horas de conteúdo, público de 9 estados, 800 marcas e instituições presentes, além de 350 palestrantes. Passaram pelo BS Festival Karol Conká (cantora), Orkut Büyükkökten, Thalita Carvalho, Fabrício Carpinejar, Lau Patron (TEDx speaker), entre outros palestrantes nacionais e internacionais. Foi eleito em 2019 e 2020 um dos maiores e melhores festivais de inovação do mundo, segundo os portais Terra e Projeto Pulso. Bem-vindo ao BS Festival 2020. Aqui rebeldia ganha metodologia. E você se torna parte ativa da mudança.
SERVIÇO
“Abertura”
24 a 27 de novembro de 2020
BS Festival
https://bsfestival.com.br/
Realização
BS Project e Grupo Austral