Na sexta-feira (15), por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), a Trensurb lança novos vídeos do projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha. Eles trazem três poemas de Marilice Costi, declamados pela própria autora. São eles: Dos lugares afins, Sobrevivência e Vigilante. Marilice é escritora, editora, artista plástica, arquiteta e arteterapeuta. Tem experiência docente, ministra cursos, workshops e oficinas desde 1995, trabalhando com técnicas para desbloqueio da escrita. Membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, tem entre suas publicações: As palavras e o cuidado – Arteterapia e Literatura (2018); A Fábula do Cuidador (2016); Gatilho nas palavras (2012) e Tempos Frágeis (2009). Editou a revista O Cuidador (2008-2015), tem artigos publicados em livros e participou de antologias de poemas e contos. Recebeu distinções como o Prêmio Brasil Criativo SP/2014 (Revista O Cuidador), Prêmio Nacional Mario Quintana, Prêmio Petrobrás e o Prêmio Açorianos.

“Acho maravilhoso publicar poetas gaúchos para novos públicos, mostrar que a literatura sobrevive e estimular a sua percepção, sua empatia, sua solidariedade e sua escrita”, diz Marilice, sobre a Antologia. Para ela, fazer parte do projeto “orgulha e alegra, pois a solidão nos assola em tempos de pandemia”. “A literatura é parte de mim desde a infância, rodeada de livros, histórias e uma mãe contadora”, afirma a autora. “Seguir com ela foi e sempre será parte de mim”, conclui.

Quinzenalmente, desde 1º de outubro, a Antologia Digital da Poesia Gaúcha promove a publicação – nas redes sociais e nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações) – de vídeos curtos de poetas declamando poesias. Confira, na página da Antologia, os vídeos anteriores, de Élvio Vargas, Cristina Macedo, Liana Timm, Luiz Coronel, Dilan Camargo, Armindo Trevisan e Caio Riter. O projeto tem apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, do Instituto Estadual do Livro e do Canal Você.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.