Na próxima quarta-feira, dia 03/02, acontece a primeira live do Circuito Cultural nas Bibliotecas Comunitárias da Rede Beabah! O cenário de fundo será a biblioteca comunitária Aninha Peixoto, localizada na Vila Santa Rosa, em Porto Alegre. O público poderá assistir a live a partir das 18h pela página oficial da Rede Beabah no Facebook www.facebook.com/beabah.rs e no canal no Youtube https://bit.ly/3oqLuRb.

Na oportunidade, o tema abordado será circo, dança e cultura popular com o projeto “Pequenices: arte e educação”, idealizado e coordenado pela bailarina, coreógrafa, artista circense e professora, Fernanda Bertoncello Boff. Além de Fernanda, estará presente a artista, docente e integrante da equipe Ana Carolina Klacewicz. “Nesse encontro, vamos contar um pouquinho sobre nossas trajetórias como artistas e professoras, explorando questões que permeiam o ensino da arte, especialmente as linguagens do circo e da dança para e com crianças. Além disso, vamos contar um pouco de como está sendo a experiência das nossas atividades no formato on-line”, ressalta Fernanda.

O projeto “Pequenices: arte e educação” é desenvolvido desde 2016 a partir do Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna. A iniciativa dedica-se a pensar o protagonismo das crianças em processos artísticos e educativos. Segundo Fernanda, no início foi explorado exclusivamente a área da dança, em que pôde construir sua pequena estrutura para, logo em seguida, se aventurar pelas áreas do circo, do teatro e do folclore. A jornada compõe: oficinas para crianças, espetáculos infantis, cursos de formação e livros para download.

A live integra o calendário de atividades das 10 bibliotecas comunitárias da Rede Beabah! localizadas em bairros periféricos de Porto Alegre e da Região Metropolitana. São elas: Ágatha Félix, Aninha Peixoto, Biblio Flor, Alvo Cultural, Circular (Esteio), Girassol, Sol e Lua (Cachoeirinha), Arvoredo, Marginal Ilha do Saber (Eldorado do Sul) e Visão Periférica. O Circuito Cultural tem realização a partir dos recursos assegurados pela Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, nomeada de Lei Aldir Blanc, foi criada com o objetivo de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura, assim como  a manutenção de espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia da Covid‐19.

A Rede Beabah!:  O coletivo Beabah! Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul foi criado em 2008 com a intenção de promover a literatura como direito humano, por meio do fortalecimento em grupo de bibliotecas comunitárias, situadas em associações comunitárias e instituições sociais nas comunidades periféricas de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Fernanda Bertoncello Boff: bailarina, coreógrafa, artista circense e professora. Licenciada em Dança pela UFRGS e Pós-graduanda em Educação Infantil, desenvolve seu trabalho com dança e circo para crianças desde 2009. Idealizadora e coordenadora do projeto “Pequenices: arte e educação”, dedica-se a pensar a arte e a educação na infância, recebendo diversos prêmios através de suas ações. É bailarina de “Guia improvável para corpos mutantes”, espetáculo premiado com direção de Airton Tomazzoni. Co-fundadora e docente do curso “Educação Criadora: práticas corporais e ludopedagógicas”, com Wagner Ferraz”. Compõe a gestão do Estúdio Amplo: arte, corpo e movimento.

Ana Carolina Klacewicz: bailarina, coreógrafa, professora e contadora de histórias. Licenciada em Letras e Dança pela UFRGS, suas pesquisas estão na área da literatura oral e das manifestações populares brasileiras. Atualmente é mestranda no Programa de Pós- Graduação Artes Cênicas da UFRGS. Leciona Literatura e Arte no Ensino Médio da rede estadual, compõe a equipe de artistas docentes do projeto “Pequenices: arte e educação”,  com oficinas de dança e cultura popular brasileira, além de ser contadora de histórias e parceira do Estúdio Amplo.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.